Filosofia e educação

Páginas: 7 (1562 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
A filosofia da educação é um ramo do pensamento que se dedica à reflexão sobre os processos educativos, à análise do(s) sistema(s) educativo(s), sistematização de métodos didáticos, entre diversas outras temáticas relacionadas com a pedagogia. O seu escopo principal é a compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade.
Perspectivas Filosóficas em Educação
Ametafísica termo significa literalmente "além do físico." Esta área da filosofia centra-se na natureza da realidade. Metafísica tenta encontrar a unidade entre os domínios da experiência e do pensamento. As grandes escolas filosóficas de pensamento que regem a educação hoje são o idealismo, realismo, pragmatismo e existencialismo.
Idealismo
Idealismo é uma abordagem filosófica que temcomo princípio central de que as idéias são a única realidade verdadeira, a única coisa que vale a pena conhecer. Em uma busca pela verdade, beleza e justiça, que é duradoura e eterna, o foco está no raciocínio consciente na mente. Platão, o pai do idealismo, defendida este ponto de vista cerca de 400 anos a.C, em seu famoso livro, A República. Platão acreditava que existem dois mundos. Oprimeiro é o mundo espiritual ou mental, que é eterno, permanente, regular, regular e universal. Há também o mundo da aparência, o mundo experimentou através da visão, tato, olfato, paladar e som, que é mutável, imperfeito e desordenada. Esta divisão é muitas vezes referida como a dualidade entre mente e corpo.
No idealismo, o objetivo da educação é descobrir e desenvolver as habilidades de cadaindivíduo e excelência moral completa, a fim de melhor servir a sociedade.
Realismo
Os realistas acreditam que a realidade existe independente da mente humana. A realidade última é o mundo dos objetos físicos. O foco é sobre o corpo / objetos. A verdade é objetiva, que pode ser observado. Aristóteles, aluno de Platão, que rompeu com a filosofia idealista de seu mentor, é chamado o pai dorealismo e do método científico. Aristóteles acreditava que, para entender um objeto, sua forma final teve que ser compreendido, o que não muda. Por exemplo, uma rosa se existe ou não, uma pessoa está ciente disso. Uma rosa pode existir na mente sem estar fisicamente presente, mas em última análise, a rosa propriedades compartilha com todas as outras rosas e flores (sua forma), embora uma rosapode ser vermelha e outra cor de pêssego. Aristóteles também foi o primeiro a ensinar a lógica como uma disciplina formal, a fim de ser capaz de razão sobre eventos físicos e aspectos. O exercício do pensamento racional é visto como o objetivo final para a humanidade.
Pragmatismo (experimentalismo)
Para os pragmatistas, somente aquelas coisas que são vivenciadas ou observadas são reais.Ao contrário dos realistas e racionalistas, pragmáticos acreditam que a realidade está em constante mudança e que aprendem melhor através da aplicação de nossas experiências e pensamentos para os problemas, que possam surgir. O universo é dinâmico e evolutivo.
Não há verdade absoluta e imutável, mas sim, a verdade é que funciona. Pragmatismo é derivado do ensino de Charles Sanders Peirce(1839-1914), que acreditava que o pensamento deve produzir uma ação, ao invés de permanecer na mente e levar à indecisão.
John Dewey (1859-1952) aplicada filosofia pragmatista em suas abordagens progressivas, acreditava que os alunos deviam adaptar-se uns aos outros e ao seu ambiente.
Existencialismo
A natureza da realidade para existencialistas é subjetiva, e está dentro do indivíduo. Omundo físico não tem nenhum significado inerente fora da existência humana. A escolha individual e padrões individuais em vez de padrões externos são centrais. Existência vem antes de qualquer definição do que somos. Nós nos definimos em relação a existência pelas escolhas que fazemos.
Existem várias orientações diferentes dentro da filosofia existencialista. Soren Kierkegaard (1813-1855),...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relação entre filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • ATPS FILOSOFIA E FILOSOFIA DA EDUCACAO
  • Filosofia e filosofia da educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!