Filosofia e ética profissional

Páginas: 8 (1975 palavras) Publicado: 14 de abril de 2013
| Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha Mantido pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade | |
CURSO: PEDAGOGIA DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃOPROFESSOR: Antenor CattaniACADÊMICOS: Angélica do Prado Bellaver, Daiana Maciel Cezar, Silvana Zanella, Thaís Dondoni Silva e Vanessa Corrêa de Lima |


FILOSOFIA e
FORMAÇÃOÉTICA DO PROFISSIONAL





Farroupilha, junho de 2012.


Introdução

Ao elaborar esse trabalho, o nosso objetivo foi traçar uma análise crítica a cerca da importância da Filosofia para aformação ética profissional, tendo como base as opiniões de vários profissionais por meio de entrevistas, através dessas, procuramos confrontar com os dizeres de vários autores para adquirir maior consistência do assunto.
Usando uma linguagem clara e objetiva, observamos os diversos fatores sociais que contribuem para a prática da ética. O trabalho mostra que a ética é a ciência docomportamento moral dos homens em sociedade. Seu conceito resulta em concluir e não confundir com a moral, por ser uma disciplina normativa, não por criar normas, mas por descobri-las e elucidá-las. Em Filosofia, o comportamento ético é aquele que é considerado bom, e, sobre a bondade, os antigos diziam que: o que é bom para a leoa, não pode ser bom à gazela. E, o que é bom à gazela, fatalmente não será bomà leoa. Este é um dilema ético típico.
Portanto fará parte desse trabalho uma introdução, um desenvolvimento, e finalizando com uma conclusão. Esperamos que seja de grande utilidade para a formação mais integral do homem, tendo em vistas profissionais mais éticos e conscientes do seu papel na sociedade.


FILOSOFIA E ÉTICA

Os filósofos sempre fizeram filosofia apartir dos problemas de sua época. Nós se pretendemos assumir uma atitude filosófica, devemos desenvolver um processo de reflexão sobre os problemas que vivenciamos na atualidade e esse processo só será possível se for proporcionado às pessoas o estudo em Filosofia e Ética.
A Filosofia surge com os Gregos em meados do século VII A.C, como resposta à exigência de elaboração de um discursoracional acerca do mundo e da existência humana. Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras a invenção da palavra “Filosofia”. Ele teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertencia aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la e por isso buscá-la, tornando-se filósofos. A palavra Filosofia é composta de dois radicais gregos: Philo - Amigo ou amante. Aquele que deseja e se comprometeafetuosamente e incondicionalmente a outrem em atitude de amor e lealdade e Sophia – Sabedoria. Que é o conjunto de conhecimentos e experiências adquiridas por uma pessoa que permitem fazer o que é certo e justo. Portanto, Filosofia significa amante da sabedoria, ou amigo do saber.
Em se tratando da Filosofia, surgem diversas concepções a respeito do seu conceito. Nós entendemos que a Filosofiaé movida pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações, a vida, em resumo pelo desejo de saber. Pitágoras também dizia que “a verdade não pertence a ninguém, ela é o que buscamos e que esta diante de nós para ser contemplada e vista se tivermos olhos (do espírito) para vê-la.” Basicamente é uma reflexão crítica sobre os valores e sobre a vida. Assim, se o ser humanonão se questionar criticamente a respeito do seu modo de agir, corre o risco de perder a consciência de si mesmo e do sentido do seu ser.
A Filosofia se preocupa em explicar como e porque, no passado, no presente e futuro, isso é na totalidade do tempo, não admite contradições e coisas incompreensíveis, mas exige que a explicação seja coerente, lógica e racional.
Não há como falar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia geral e etica profissional
  • Filosofia e ética profissional
  • fILOSOFIA E ETICA PROFISSIONAL
  • Ética Profissional e Filosofia
  • Filosofia e ética profissional
  • Filosofia e etica profissional
  • FILOSOFIA TENDENCIAS DA ETICA PROFISSIONAL HOJE
  • Ética profissional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!