Filosofia e ética profissional

Páginas: 129 (32125 palavras) Publicado: 16 de maio de 2012
CIÊNCIAS CONTÁBEIS



FILOSOFIA E ÉTICA PROFISSIONAL

























NOÇÕES BÁSICAS DE FILOSOFIA

01 - O Que é Filosofia?

A palavra filosofia é de origem grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem à palavra sophos,sábio.
Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim a filosofia indica um estado de espírito da pessoa que ama, isto é, daquela que deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.

Há muita controvérsia entre os próprios filósofos quanto à definição de filosofia. Algunsargumentam que a filosofia é a “rainha das ciências”, ou a ciência mais geral e universal com relação a ciências como biologia e física, etc. Outros argumentam que a filosofia nos informa acerca da composição do universo, outros filósofos argumentam contrariamente a qualquer idéia de pesquisa neste sentido. Que a filosofia é uma atividade racional, com base em argumentos e na crítica das evidências.Segundo o dicionário digital Aulete, Filosofia significa:
· Conjunto de estudos, de sistemas de pensamento e de reflexões intelectuais que visam a compreender a realidade absoluta, as causas elementares, os fundamentos dos valores e das crenças humanas, o sentido da existência.
· Conjunto de estudos que procura reunir um determinado ramo do conhecimento (a história, a sociedade, a naturezaetc.) sob um número de princípios que lhe servem de base, de fundamento (filosofia da história/da ciência).
· Conjunto dos sistemas filosóficos ou doutrinas de uma determinada época ou país, ou sistema filosófico constituído (filosofia francesa/hegeliana – relativo à Hegel e sua filosofia).
· Disciplina que engloba conhecimentos filosóficos ou relativos à filosofia.
· Conjunto de obras dedeterminado filósofo.
· Conjunto de princípios ou normas que se aplicam à vida prática (filosofia de vida/popular); SABEDORIA.
· Estado de espírito sereno, que permite que se mantenha o ânimo elevado e o humor em situações adversas; SABEDORIA.
· O conjunto de idéias de alguém (um psicólogo, um cientista, um artista etc.).
· Popularmente: maneira própria de pensar (filosofia do morro/dosjogadores de futebol).

Como reflexão especulativa sobre coisas, fatos e idéias, suas causas, seus significados etc., a filosofia já está presente nos mitos das civilizações orientais mais antigas, em narrativas cheias de símbolos e metáforas de comportamentos e seus fundamentos éticos. Mas foi na antiga Grécia que Aristóteles ‘ inaugurou’ a filosofia ocidental, no conceito de que ela não se bastariaem narrar fatos e eventos, como nas epopéias gregas, mas em elaborar, ou especular sobre, sua explicação e seu sentido. No início confundida com a pesquisa científica da explicação dos fenômenos naturais, a filosofia afinal separou-se das ciências como método (mas não como objeto), firmando-se em terreno próprio. Criaram-se vários sistemas e escolas filosóficos, já na Grécia, como ospré-socráticos Tales, Anaximandro, Empédocles, Parmênides, Zenon, Heráclito e Pitágoras; e os socráticos e pós-socráticos Sócrates, Anaximandro, Platão e Aristóteles. A partir de então, entre muitos outros grandes nomes da filosofia ao longo dos séculos, figuram Abelardo, Alberto Magno, Alfarabius, Tomás de Aquino, Averróes, Avicena, Francis Bacon, Roger Bacon, Isaiah Berlin, Anicius Boethius, Martin Buber,Edmund Burke, Lewis Carroll, Teilhard de Chardin, Auguste Compte, Confúcio, Jean d’ Alembert, Jacques Derrida, René Descartes, John Dewey, Denis Diderot, R.W.Emerson, Frederik Engels, Erasmo de Rotterdam, Johann Fichte, Filon de Alexandria, Michel Foucault, Gregório de Nissa, Jürgen Habermas, G.W.F.Hegel, Martin Heidegger, Abraham Yehoshua Heschel, Thomas Hobbes, David Hume, Edmund Husserl,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia geral e etica profissional
  • Filosofia e ética profissional
  • fILOSOFIA E ETICA PROFISSIONAL
  • Ética Profissional e Filosofia
  • Filosofia e ética profissional
  • Filosofia e etica profissional
  • FILOSOFIA TENDENCIAS DA ETICA PROFISSIONAL HOJE
  • Ética profissional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!