filosofia tecnisista e o taylorismo

470 palavras 2 páginas
15 – Comparando a organização escolar na pedagogia tecnicista e o taylorismo, explique como se dá naquele modelo a dicotomia concepção-execução.
Aplicando o modelo de racionalização típico de sistema de produção onde a organização é o elemento principal a pedagogia tecnicista baseia-se na especialização das funções. Como principal consequência a separação entre o setor de planejamento e da execução do trabalho. Nesse modelo o professor e o aluno ficam em posição secundária como executores. Já a concepção, planejamento, coordenação e controle ficam a cargos de especialistas habilitados, neutros e imparciais. A organização do processo tem como objetivo garantir a eficiência e compensando e corrigindo a deficiência do professor, como numa empresa o gestor realiza novas decisões quando a produtividade não esta satisfatória em relação à meta estabelecida.
16 – Explique o que o autor quer dizer com “supostamente neutros”.
O entendimento desta expressão é que a ocupação deste cargo de especialista tende ser ocupada pelo um profissional que atente somente a organização e seus objetivos. A influencia de aspectos pessoais ou um tipo de promoção do cargo de executor para planejador poderia ter aspectos negativos para escola e assim para o negócio.
17 – Em que sentido o modelo analisado leva fatalmente a uma desvalorização do professor? Por que essa fragmentação é incompatível com a natureza do trabalho do professor?
17.1 – O professor fica com um papel secundário somente de executar a programação estabelecida pela organização.
17.2 – O professor com a função de executar o programa perde a essência da função de ensinar, promover debates, o professor fica pressionado para realização da atividade estabelecida e com a preocupação das críticas organizacionais.
18 - Segundo o autor, quando os professores se tornam “obedientes servidores civis”?
Quando na sua formação se tornam profissionais críticos, especializando-se em poder de soluções imediatas, com técnicas de

Relacionados