Filosofia resumos

Páginas: 14 (3359 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2014
Noção de lógica
A lógica é a disciplina que estuda a distinção entre argumentos corretos, ou válidos, e incorretos, ou inválidos, através da identificação das condições necessárias à operação que conduz da verdade de certas crenças à verdade de outras, dedicando-se então ao estudo das leis, princípios e regras a que devem obedecer o pensamento e o discurso para serem válidos.
A lógicaajuda-nos, por isso, a adquirir competências que nos permitem compreender e analisar a validade dos argumentos, contribuindo assim para desenvolver a autonomia, o espírito crítico e a capacidade de apresentar argumentos corretos.
Importância da lógica:
Ela ajuda-nos a adquirir competências que nos permite avaliar a validade dos argumentos que nos são apresentados, contribuindo assim para desenvolver aautonomia e o espírito critico.
Ela proporciona-nos meios que possibilitam a organização coerente dos pensamentos, desenvolvendo competências argumentativas e demonstrativas, a fim de os podermos comunicar com rigor, coerência e inteligibilidade.
Ela permite-nos analisar diversos tipos de discurso, do científico ao político, para nos certificarmos da sua validade formal
Final/,ela possibilita-nos a analise de ideias, juízos, raciocínios e métodos de inferir, permitindo representar, através de uma linguagem rigorosa, conceitos que pela subtileza escapam a toda a toda a determinação precisa com a linguagem corrente.É por meio desses recursos que pensamos a realidade e a podemos conhecer.  

Argumento/Proposições
Um argumento é um conjunto de proposições devidamente articuladas - aconclusão e a(s) premissa(s) -, no qual a(s) premissa(s) procura(m) defender, sustentar ou justificar a conclusão. À conclusão também se chama tese.
O que caracteriza o argumento é o nexo lógico que se verifica entre as premissas e a conclusão, ou seja, a conexão lógica entre elas.
Um argumento tem subjacente uma inferência ou raciocínio, isto é, uma operação que efetua a transição lógica entreproposições.
Cada argumento é constituído por frases. No entanto, nem todas as frases expressam proposições. Somente as frases declarativas expressam proposições dado que se trata de frases que afirmam, negam, atribuem, declaram ou constatam alguma coisa, podendo então, ser classificadas em verdadeiras ou falsas.
Naturalmente que nem sempre será possível garantir se a proposição é verdadeira oufalsa, pois não estamos na posse de todo o conhecimento. Na proposição “Existe vida humana noutros planetas” é um dos casos em que não sabemos ao certo mas podemos dizer que se existir, que a proposição é verdadeira e que, por outro lado, não existir, que a proposição é falsa.
Deste modo, a proposição é o pensamento ou conteúdo, verdadeiro ou falso, expresso por uma frase declarativa.
Para alémda lógica bivalente, que considera dois valores de verdade- verdadeiro e falso-, existem lógicas que admitem mais valores de verdade, como por exemplo, as lógicas trivalentes: verdadeiro, falso e provável.
As proposições podem ser classificadas em:
Simples categórias que afirmam ou negam sem restrições nem condições.
Ex: Todos os rios correm.
Compostas (complexas) disjuntivas que afirmam ounegam em forma de alternativa que se excluem - disjunção exclusiva - ou não - disjunção inclusiva.
Ex1: Ou és sábio ou és ignorante. – disjunção exclusiva
Ex2: És inteligente ou boa pessoa. – disjunção inclusiva
Termo
O termo é geralmente entendido como a expressão verbal do conceito. O conceito constitui o elemento básico do pensamento. Trata-se da representação intelectual de determinadarealidade. O conteúdo dessa representação (as propriedades ou características) pode dizer respeito a uma classe de objetos- mesa, livro,batalhas- ou a uma realidade singular - Maria, ponte vasco da gama, lua.
O mesmo conceito pode ser expresso por termos diferentes sob o ponto de vista linguístico – “domicílio” e “residência” – e o mesmo vocábulo pode exprimir diferentes conceitos – “nota” enquanto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo de filosofia
  • filosofia resumo
  • RESUMO Filosofia
  • Filosofia
  • Resumo de Filosofia
  • resumo filosofia
  • Resumo de filosofia
  • Filosofia resumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!