filosofia resumo do livro introdução a filosofia

Páginas: 6 (1452 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2015

.





RESUMO
FICHAMENTO






Bangu_Rio de Janeiro
Setembro_20151
SUMÁRIO


Capítulo 1 – A crise da razão 2
1. Antecedentes da crise 2
2. Os precursores 2
3. Contexto histórico do século XX 3
4. A fenologia de Husserl 3
5. A escola de Frankfurt teoria crítica 4
6. Habermas: a racionalidade comunicativa 4
7. Foucault verdade e poder 4
8. Pragmatismo e neopragmatismo 5
9. A filosofia analítica 6
10. O discurso dapós-modernidade 6








2
Aranha, Maria Lúcia de Arruda; Martins, Maria Helena Pires. A crise da razão, cap. 12 ; p. 153-167. In Filosofando: iniciação à filosofia. 5 ed. São Paulo: Moderna, 2013. 400 p.
Capítulo 1 – A crise da razão
Neste capítulo será discutido a razão, que sempre está em crise, pois a emoção sempre prevalece o que acaba prejudicando em algumas situações. Sempre estamos emconflito entre a razão e a emoção e neste capítulo iremos desvendar e saber qual e o melhor para nossas vidas.
1. Antecedentes da crise
As primeiras fissuras da crise da razão surgiram com o ceticismo de Hume (século XVIII) e tornaram-se mais agudas com o criticismo de Kant, que abalou a metafísica..
2. Os precursores
Arthur Schopenhauer
Ele escreveu O mundo como vontade e como representação,Metafísica do belo, Aforismos para a sabedoria de vida, entre outros. Crítico severo do racionalismo hegeliano.
O mundo como vontade e representação
Para Schopenhaur, o mundo efetivo ou a realidade só existe para quem o representa: pelo cérebro são captadas imagens que podem ser entendidas por meio de formas puras (espaço, tempo e causalidade).
Uma filosofia do pessimismo
Para muitos afilosofia de Schopenhaur descamba em um pessismismo metafísico, do qual não haveria saída. Em sua ética Schopenhauer discorre sobre o sentimento de compaixão, pelo qual nos colocamos no lugar do outro, como se fosse um outro-eu. É com a sabedoria de vida que o filósofo descobre a possibilidade de nos tornarmos menos infelizes.
Kierkegaard: razão e fé
Soren Kierkegaard é um dos precursores doexistencialismo contemporâneo. Severo crítico da filosofia moderna, ele afirma que desde de Descartes até Hegel o ser humano não é visto como abstração, reduzindo ao conhecimento objetivo.

3
A fé religiosa
Para Kierkegaard, a existência é permeada de contradições que a razão é incapaz de solucionar. Para ele, a mais alta paixão humana é a fé. O estágio religioso é superior inclusive à dimensãopuramente ética e revela-se como o derradeiro caminho que o indivíduo pode percorrer na sua existência.
Nietzsche: o critério da vida
Para Friedrich Nietzsche o conhecimento não passa de interpretação, de atribuição de sentidos, sem jamais ser uma explicação da realidade.
A genealogia
A genealogia é um método de decifração proposto por Nietzsche que permite desmascarar o modo pelo qual osvalores são construídos. Esse método visa a resgatar o conhecimento primeiro e que foi transformado em verdade metafísica, estável e intemporal.
Como conhecemos
Para Nietzsche, o conhecimento se vale da metáfora. Só ela consegue perceber as coisas no seu devir permanente, porque cada metáfora intuitiva é individual, e, por isso, escapa ao “grande edifício dos conceitos”.
3. Contexto histórico doséculo XX
Na Idade Contemporânea, diversos fatores produziram transformações com desconcertante rapidez e, muitas vezes, bastante radicais. Vivemos a era da globalização, como se o mundo fosse uma grande aldeia. Em época alguma se atingiu tal nível de inter-relacionamento que nos permitisse falar em um mercado mundial que determina...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo do livro introdução a filosofia
  • Resumo livro filosofando
  • Resumo Livro FILOSOFANDO: INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
  • resumo do livro uma breve introdução a filosofia de thomas nagel
  • Resumo da Introdução do livro Convite a filosofia, Marilena Chaui
  • Resumo do capitulo 13 do livro "Filosofando introdução à filosofia
  • Resumo do livro convite à filosofia- introdução e cap 1
  • Resenha do livro: introdução à filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!