Filosofia Pol Tica1

4855 palavras 20 páginas
Introdução
A Filosofia é a ciência da dúvida, a ciência em que as questões são mais importantes que as respostas. Quando nos foi dado o tema «Filosofia política contemporânea» nos vieram varias indagações como: o que é politica? Qual a relação entre Politica e a Filosofia? O que é Filosofia contemporânea?
Bom no presente trabalho tentaremos responder a estas e outras questões que surgiram ao logo da elaboração do trabalho.

O que é Política?
Etimologicamente a palavra política vem do grego polis (cidade). Na Grécia, «política» traduzia-se normalmente, por Republica – para designar a organização, o regime político, a constituição de uma cidade soberana, de uma comunidade ou estado com individualidade e autonomia própria.
A política pode definir-se como o conjunto de acções levadas a efeito por indivíduos, grupos e governantes com vista a resolver os problemas com que depara uma colectividade humana. Estas práticas são orientadas por imperativos: o bem comum, a ordem pública, a justiça, a harmonia e o equilíbrio social. Isto pressupõe o conhecimento da funcionalidade da sociedade.
Ainda se pode definir como sendo um conjunto de actividades inerentes a política.
O problema político é relativo à origem do estado e a sua função, à sua organização, a sua melhor forma, à sua função e ao seu fim específico, à natureza da acção política e as relações do estado com a acção moral, à relação entre Estado e indivíduos, entre Estado e igreja, entre Estado e partidos.

Qual a Relação entre a política e a filosofia?
O Homem é único animal que vive em sociedades propriamente ditas. Outros animais vivem em agrupamentos mais ou menos estruturados. As razões políticas devem ser já por si objectivo de um juízo de tipo filosófico. A filosofia vem iluminar os conceitos inerentes à política: justiça, bem comum, estado, tolerância, sociedade, bem como a própria definição de política.
A filosofia questiona o grau de liberdade consentâneo com a coesão social, o equilíbrio na

Relacionados

  • Fisica (calorimetria)
    141602 palavras | 567 páginas