Filosofia Platão

Páginas: 3 (662 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015
Trabalho de Filosofia
Concepções de Justiça no livro I da República de Platão:

Céfalo: Justiça é ser sincero, sem enganar ou mentir para outros, e pagar as dívidas de tudo aquilo que tomouemprestado (“Jamais enganar alguém ou mentir, ainda que inadvertidamente, nem ser devedor, quer de sacrifícios aos deuses, quer de dinheiro a uma pessoa, e depois falecer sem nada recear”)
Contra-argumentode Sócrates:
Em algumas ocasiões, simplesmente não enganar ou mentir para alguém e não dever para o próximo, devolvendo sempre aquilo que é dele, pode não ser o correto a fazer. Para tanto, ele usao exemplo de um amigo que dá armas a outro, e que depois, por insanidade, decide tomá-las de volta. Nesse caso, a restituição das armas não seria visto como o justo a que fazer, e, portanto, a justiçanão pode ser definida apenas como o ato de não enganar e não dever ao próximo.

Polemarco: Adiciona à previa definição que, assim como Simônides, acredita que justiça é beneficiar os amigos eprejudicar os inimigos. Para ele, amigo é aquele que parece e na realidade é honesto e o inimigo é aquele que pode até parecer honesto, mas na realidade não é.
Contra-argumento de Sócrates:
De acordo comessa definição o homem justo seria “uma espécie de ladrão”, e a justiça seria uma espécie de “arte de furtar”, porém para o bem dos amigos e desvantagem dos inimigos. Para exemplificar tal pensamento,faz a seguinte afirmação: “Portanto, se o homem justo é hábil para guardar dinheiro, é também hábil para roubar”.

Questiona a definição de amigos e inimigos, pois acredita que o homem pode errar aofazer um julgamento como esse. Nem sempre o que aparenta ser amigo, de fato é e o mesmo com os inimigos. Caso errem no seu juízo sobre os homens, estarão fazendo exatamente o oposto do que afirma taldefinição de justiça.

Partindo da ideia que a justiça é a perfeição do homem, que um homem justo é um homem bom e que um homem bom não pratica o mal, Sócrates fez uma grande crítica a essa definição...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia de platão
  • Filosofia : Platão
  • Filosofia e Platão
  • Filosofia de Platão
  • Filosofia platão
  • Filosofia de Platão
  • Platão e a filosofia
  • Filosofia Platão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!