filosofia origem

Páginas: 11 (2507 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2014
Trabalho
De
filosofia



marialva,18 de novembro de 2014

INTRODUÇAO: Uma definição precisa do termo "filosofia" é impraticável. Tentar formulá-la poderia, ao menos de início, gerar equívocos. Com alguma espirituosidade, alguém poderia defini-la como "tudo e nada, tudo ou nada...". Melhor dizendo, a filosofia difere das ciências especiais na medida em que procura oferecer umaimagem do pensamento humano - ou mesmo da realidade, até onde se admite que isso possa ser feito - como um todo. Contudo, na prática, o conteúdo de informação real que a filosofia acrescenta às ciências especiais tende a desvanecer-se até parecer não deixar vestígios.
Filosofia, grande matéria, inerente a raça humana, e provavelmente irá morrer com ela. 
Seu estudo é algo de tamanha complexidade,pois nos envolver e nos embriagar com os pensamentos dos maiores filósofos da história é algo bastante desafiador. 
Professor, mais do que lhe explicar classificações humanas para tabelar diferentes linhas de raciocínio, eu vou procurar explicar a você o melhor sentido da filosofia, seu pensamento único. 
Se hipotéticamente pudessemos misturar tudo o que é verde em nosso mundo, nãonecessáriamente teriamos apenas uma classificação de coisas, seria muito genérico. Se para classificar um grupo de coisas, um nome não é o bastante, quem dera pensamentos únicos e tão singelos em sua essencia serem classificados por seus modos e períodos históricos. 
Posso estar fugindo da modalidade padrão com meus pensamentos, mas assim como acredito que grandes filósofos também não se preucuparam com isso,apenas fizeram o que nós sabemos fazer de melhor - e que por muitas não valorizamos - pensar livremente. 
A filosofia é uma matéria zetética e em constante mudança, aonde apenas a eterna busca pela verdade é almejada. 









 A palavra Filosofia vem do grego e em sua etimologia, aborda o significado sintético: philos ou philia que quer dizer amor ou amizade; e sophia, quesignifica sabedoria; ou seja, literalmente significa amor ou amizade pela sabedoria. 
 A Filosofia é o estudo das inquietações e problemas da existência humana, dos valores morais, estéticos, do conhecimento em suas diversas manifestações e conceitos, visando à verdade; porém, sem se considerar como verdade absoluta, nem tentando achar essa máxima como verdade absoluta.

       Ela se distingue deoutras vertentes de conhecimento como a mitologia grega e a religião, visto que tenta, por meio do pensamento racional, explicar os fenômenos e questões humanas. Mas também não pode ser igualada em termo de métodos às ciências que têm a pesquisa empírica e experimentos práticos como fundamentos, uma vez que a Filosofia não se atém (não sendo descartada essa hipótese) a experimentos. Os métodos dosestudos filosóficos estão fundamentados na análise do pensamento, experiências práticas e da mente, na lógica e na análise conceitual.
 Os primeiros pensadores chamados filósofos  foram Tales, Pitágoras, Heráclito
Xenófanes que, na época, concentravam seus esforços em tentar responder racionalmente às questões da realidade humana.
 
        Numa época em que praticamente tudo eraexplicado através da mitologia e da ação dos deuses, esses pensadores buscavam, em pensamentos lógicos e racionais, explicar qual a fundamentação e a utilidade dos valores morais na sociedade da época. Também queriam identificar as características do conhecimento puro, as origens das coisas e dos fatos e outras indagações que surgiam conforme o caminhar intelectual da época.
 
        Diversasquestões levantadas por esses filósofos ainda hoje são focos e temas de debate e pesquisa da Filosofia contemporânea.

        Na idade antiga e idade média, a Filosofia teve o seu ápice, abordando praticamente todas as áreas científicas conhecidas, além de indagar e buscar esclarecer questões pertinentes da época. Os filósofos dedicavam seus estudos desde coisas extremamente abstratas como o “Ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A ORIGEM DA FILOSOFIA
  • origem filosofia
  • Origem Filosofia
  • A ORIGEM DA FILOSOFIA
  • Origem da Filosofia
  • Origem da filosofia
  • Origem da filosofia
  • A origem da filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!