Filosofia, ontologia, lógica, ética epistemlogia

1356 palavras 6 páginas
Introdução

Segundo ao dicionário Aurélio, ontologia, epistemologia e ética, possuem as seguintes definições:
Ontologia: s.f. Filosofia. Ciência do ser em geral, que considera o ser em si mesmo, independentemente do modo pelo qual se manifesta.
Epistemologia: s.f. Estudo das ciências, no que cada uma, e o seu conjunto, tem por objeto apreciar seu valor para o espírito humano; teoria do conhecimento.
Ética: s.f. Ciência da moral: a ética de Spinoza.
Já a lógica, por mas estranho que pareça, não pude encontra-la no dicionário Aurélio, mas depois de uma breve pesquisa, lógica, nada mas é do que o estudo das leis do raciocínio, da coerência.
Ao decorrer do trabalho, prendendo apresentar o que essas quatro ciências estudam, e como eles influenciam o conhecimento da humanindade.

ONTOLOGIA

Ontologia significa o “estudo do ser”. Ela é formada através dos termos gregos “ontos”(ser) e “logos”(estudo). De um modo geral, a ontologia trata do “ser enquanto ser”. Ela estuda a natureza do ser, a existência, a realidade.
A principal tarefa da ontologia é fornecer um inventario das categorias, as divisões mais gerais da Realidade. As mais importantes são as seguintes:
Substância: Uma substância individual ou particular do objeto uma coisa por direito próprio.
Particularidade e individualidade: Uma substância é simultaneamente um particular a um individuo; não é apenas um pato qualquer, mas precisamente este pato.
Indivisibilidade: A substancia tem que ser distinta dos compostos, de modo que uma substância única tem de ser indivisível, no sentido de não ter partes que sejam elas mesmas substâncias.
Persistência: As substâncias distinguem-se das suas propriedades porque tem capacidade de persistir, isto é, mantem sua identidade passando por pelo menos algumas mudanças.
Independência: Qualquer substância pode ser a única coisa em existência.
Teoria de ausência de substância: Tem-se tentado eliminar as sustâncias.
Propriedades e

Relacionados