Filosofia moderna (kant, Nietzshe,Focault)

615 palavras 3 páginas
Filosofia
Aula 7- filosofia moderna
Kant
A priori  racionalismo
A posteriori  empirismo intuição empírica
Imperativo categórico: ato de tornar uma atitude, agir moralmente. “Age segundo uma lei e sobre elao outro também o faz”. ( faça o que quer que façam com você)

Imperativo universal: age como você acha que está educando a pessoa a fazer.

Imperativo prático: seus atos devem ser pensados por si só, não esperando o ato do outro

- Causalidade: Todo fenômeno tem uma causa, apresenta-se diante da razão no espaço e tempo. Algo que não tem causa não pode ser conhecido. (ex: Deus)
-Intuição Pura:É forma como percebemos o mundo antes da experiência, é a forma mais crua de entendimento. É constituída pelo espaço( fundamento de toda intuição, é a forma de nosso sentido externo) e tempo( lembrança do passado e a previsão do futuro, é a forma de como nos percebemos a nós mesmos)
- Intuição Empírica: Associação da razão com a experiência, é a forma como partinod de um questionamento sobre o mundo dos fenômenos, chegamos a um pensamento sobre ele (a posteriori = depois da experiência)
A intuição é uma forma passiva de obter o conhecimento, enquanto o entendimento é uma forma ativa. Através do entendimento, o homem emite juízos.

Juízo Analítico: uma mera constatação, ou seja, uma proposição em que o indicado pertence ao sujeito (ex: todos os homens são animais)
Juízo Sintético: agrega um conhecimento( ex: uma lei da física, expressa sob forma de equação). Fazer ciência significa elaborar juízos sintéticos, obtidos pela experiência (limitada ao que ocorre no espaço e no tmepo) e pelo conhecimento teórico.

Aula 8- A questão da verdade

- A verdade é baseada em mentiras
Verdade  subjetivo; algo como memórias. Efeitos de poder “Discurso”  moldar identidades -Quem retém o monopólio da verdade, ainda que conte mentiras tem o poder, cria a realidade.

Nietzsche!
- Afirmou que o conhecimento verdadeiro é histórico, produzido pelo homem e

Relacionados