FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO.

Páginas: 21 (5083 palavras) Publicado: 26 de maio de 2014

Unip- Universidade Paulista

APS- Engenharia Ciclo Básico 1º Semestre




FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO.






Nome do Grupo: RA: Turno:
------------------------------------------------------------- --------- ------------------------------------------------------------------------- ---------
-------------------------------------------------------------- ----------
----------------------------------------------------------------- ---------
Data:--------------------
Introdução:
Este trabalho ira apresentar a biografia de três grandesmestres, sendo eles um físico, um filósofo e um matemático, contendo também suas principais obras e ideias. É abordado também os impactos produzidos em relação as suas obras em suas épocas e também como elas são vistas nos dias de hoje. Por fim finalizaremos o conteúdo relatando e argumentando sobre qual é a relação deste trabalho com todas as matérias que nos foram passadas nesse primeiro semestrede engenharia, e o quão isso é importante para nossa formação.

















Revisão Bibliográfica
- Tópicos de Física Geral e Experimental teoria (apostila primeiro semestre Engenharia ciclo Básico).
- Kahn H., Charles. Pitágoras e os Pitagóricos: uma breve história. 13.ed.. São Paulo:Loyola,2007.

- Obra de Arquimedes: [online] Disponível via WWW URL:http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/arquimedes/obras.htm Arquivo acessado 28 de abril de 2014.
- Livro Ensino médio Vol. Único: Física Sampaio & Calçada, ATUAL Editora.
- Biografia de Aristóteles: [online] Disponível via WWW URL: http://www.psicoloucos.com/Aristoteles/biografia-de-aristoteles.html acessado 28 de abril de 2014.












MATEMATICO
O “Grande Mestre” PitágorasPitágoras, também chamado de “Grande Mestre’’ nasceu em Samos, uma pequena ilha próxima à região da Jônia (parte asiática das colônias gregas).Foi ele que inventou a palavra Filosofia. É também o criador do famoso Teorema de Pitágoras. Viveu no séc. V a.C., é classificado na história da filosofia como um pré-socrático por também atribuir um princípio que origina toda a realidade. Sua escola desenvolveuuma linha de pensamento que se estendeu de Platão até Galileu, Giordano Bruno, Kepler e Newton, onde a realidade da escola era composta por números.
Para Pitágoras, a Natureza é constituída de um sistema de relações e proporções matemáticas. Surgia à oposição entre números pares e ímpares que se desdobravam em figuras geométricas como superfície e volume para produzir a realidade visível. Asvárias combinações entre estes números e figuras apareciam aos nossos sentidos como qualidades contrárias, como quente-frio, seco-úmido, claro-escuro, duro-mole, etc.
Os pitagóricos foram os primeiros a estudarem a matemática de modo a notar que todos os fenômenos naturais são traduzíveis por números. Perceberam também que a música obedecia leis de harmonia matemática e que também o universo, naturale humano, se submetia a essas leis, pois cada número representava uma característica como justiça, amor, Deus, etc.
Os ciclos da natureza eram também subordinados à lei numérica. A partir disso, Pitágoras foi levado a pensar que a alma também obedece a esses ciclos, criando assim a teoria da reencarnação, da qual hoje a religião cristã espírita é seguidora.
É curioso notar que, que pensamentopitagórico assemelha-se a uma síntese entre filosofia e religião. Seu misticismo vigora ainda hoje nas seitas espíritas, mas também naquelas que mais problemas criaram à Igreja Católica durante a história: a maçonaria, da qual faziam parte grandes pensadores (como Leonardo Da Vinci) que usavam o conhecimento matemático para construir a realidade do mundo.
Hoje, o número é considerado como uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO
  • FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO.
  • Filosofia, matematica, fisica e o pensamento cientifico
  • Filosofia, matemática, física e o pensamento científico
  • FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO
  • Filosofia,matematica,fisica e o pensamento cientifico
  • MATEMÁTICA, FÍSICA E FILOSOFIA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO”.
  • Filosofia, matemática, física e o pensamento científico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!