Filosofia jurídica caso concreto 02

Páginas: 2 (329 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
Caso 1 - A democracia é um regime para retóricos

"Desde Platão, sabe-se que a democracia é um regime para sofistas e retóricos" disse Luiz Felipe Pondé, filósofo e psicanalista, professor daPUC-SP, nesta segunda-feira na Folha (fonte: http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tag/sofistas/)
Com base nesta citação, responda:
* Qual a relação que podemos estabelecer entre os sofistas, aretórica e a democracia, no período socrático?
R= Relação de estabelecimento de um governo composto por intelectuais.

Caso 2 - Sócrates, o mestre em busca da verdade.

Para o pensador grego, sóvoltando-se para seu interior o homem chega à sabedoria e se realiza como pessoa.
O pensamento do filósofo grego Sócrates (469-399 a.C.) marca uma reviravolta na história humana. Até então, afilosofia procurava explicar o mundo baseada na observação das forças da natureza. Com Sócrates, o ser humano voltou-se para si mesmo. Como diria mais tarde o pensador romano Cícero, coube ao grego "trazera filosofia do céu para a terra" e concentrá-la no homem e em sua alma (em grego, a psique). A preocupação de Sócrates era levar as pessoas, por meio do autoconhecimento, à sabedoria e à prática dobem. Nessa empreitada de colocar a filosofia a serviço da formação do ser humano, Sócrates não estava sozinho. Pensadores sofistas, os educadores profissionais da época, igualmente se voltavam para ohomem, mas com um objetivo mais imediato (...) Isso significava transmitir aos jovens não o valor e o método da investigação, mas um saber enciclopédico, além de desenvolver sua eloquência, que era aprincipal habilidade esperada de um político. (fonte: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/mestre-busca-verdade-423245.shtml)

Após a leitura deste pequeno texto, responda:1. Como Sócrates e a sofística compreenderam o conceito de verdade? Há diferenças entre tais concepções? Por quê?
R= Em dar aos jovens um saber enciclopédico, alem de sua lógica. Para assim criar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • filosofia juridica
  • Filosofia Geral e Jurídica Caso Concreto n3
  • Caso concreto 12
  • Direito
  • Caso concreto aula 02
  • Casos Concretos 02
  • Caso concreto 02
  • Caso Concreto 02

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!