Filosofia dá sono ...talvezz

1615 palavras 7 páginas
A Filosofia do Sono

Muitos têm o costume de ficar acordado até tarde na noite de Shavuot e ler Tikun, seleções de toda a Torá, incluindo os Cinco Livros de Moshê, os Profetas, Mishná, Talmud, Zohar e assim por diante. Algumas pessoas não recitam Tikun mas simplesmente estudam a noite inteira, até o raiar do dia.

Qual o motivo para esse costume de ficarmos acordados até tarde em Shavuot, ou não dormir de todo?

O Midrash declara que na noite anterior à Outorga da Torá, o povo judeu foi dormir. Por que eles foram dormir na noite antes de receber a Torá? “Porque dormir na noite de Shavuot é doce, e a noite é curta!” O Midrash prossegue dizendo que durante aquela noite um milagre ocorreu e os mosquitos não os picaram. Eu não sei onde você mora, mas onde eu moro, em Kfar Chabad, temos infestação de mosquitos, e muitas vezes acordamos no meio da noite… Você tenta encontrar aquele mosquito que não está o deixando dormir. Isso pode durar horas. Mas naquela noite, os mosquitos não incomodaram ninguém. Foi um sono pacífico e agradável.

Quando D’us veio pela manhã para entregar-lhes a Torá, continua o Midrash, eles ainda estavam dormindo. D’us diz: “Eu vim e não havia ninguém; chamei e não houve resposta.” D’us está pronto a dar-lhes este grande presente e todo mundo está dormindo. D’us tem de acordá-los e Ele diz “Nu?! Está na hora de receberem a Torá.”

Isso é o que o Midrash diz. Porém o que significa? Obviamente deve haver algo mais. O Rebe enfatiza que a Torá é sempre muito, muito cuidadosa sobre não dizer uma palavra negativa. Em outras palavras, a Torá em geral é muito clara em fazer as coisas de maneira positiva. Quando a Torá diz algo negativo, tal como chamar um animal de espiritualmente impuro (tamê), isso é apenas pelo propósito de instrução prática. Onde não há instrução prática, a Torá contorna para usar apenas palavras positivas.

A Torá descreve animais impuros como “que não são puros”, em vez de impuros. Mas quando se trata de questões

Relacionados