filosofia de Durfheim

546 palavras 3 páginas
Dedicou-se primordialmente à analise social sob a ótica de grupo, e sob a perspectiva individual, por meio do estudo das relações sociedade-instituições e das relações interindividuais. Um dos seus mais famosos e importantes objetos de estudo foi o “fato social.” O pensador define "fato social" como uma entidade sui generis, ou seja, como não redutível à soma de todas as suas partes. Esta definição permite-lhe separar o indivíduo do coletivo social e psicológico, e encontrar logicamente as condições de possibilidade de ligação da sociedade com os indivíduos. Externalidade, generalidade e coercitividade caracterizam o fato social, o qual será especificado mais adiante. O desenvolvimento desta tese fez dele o verdadeiro fundador da sociologia como disciplina científica e autônoma. Durkheim também deu origem a vários termos que são agora bem conhecidos como “anomia” e “consciência coletiva”.
A contribuição de Durkheim para a sociologia é essencial porque o seu método, seus princípios e os seus estudos, como os trabalhos referentes ao suicídio ou à religião, são até os dias atuais os fundamentos da sociologia moderna. No entanto, a contribuição de seu trabalho vai muito além da disciplina e toca quase todas as disciplinas das ciências humanas, como a filosofia, a história, a linguística, a antropologia e a economia.
De acordo com Durkheim, os fatos sociais têm uma realidade objetiva que pode ser estudada como um físico que estuda o mundo físico. Possuem, como já mencionado anteriormente, três características essenciais: a generalidade, a externalidade e a coercitividade.

Como os fatos sociais são externos ao indivíduo, esses fatos existem sem a nossa consciência da sua existência ou da sua autonomia. O ser humano adquire muito dos fatos sociais desde o início da sua educação, e tende a internalizar muito das suas características. Como isso ocorre, há uma habitualidade de convivência com os fatos sociais e assim, disfarça-se o seu caráter vinculativo, devido ao

Relacionados