filosofia das navegacoes

Páginas: 3 (536 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014



FILOSOFIA: RAZÃO E MODERNIDAE


Dinâmica do texto “História da Filosofia”












Belo Horizonte
2014
1 O que Platão quer significar com as expressões metafóricas:“primeira navegação” e “segunda navegação”? Levando em consideração o relato “porque Sócrates foi preso”, quais aspectos do mesmo exemplificam a “primeira navegação” e quais caracterizam a “segundanavegação”?

Platão ao usar a expressão simbólica “primeira navegação” faz referência à filosofia naturalista, a qual tenta explicar os fenômenos recorrendo a causas de caráter físico e mecânico (água, terra,fogo, calor, frio, etc.). Nessa primeira navegação o filósofo permanece prisioneiro dos sentidos e do sensível. Já na “segunda navegação” Platão tenta a libertação radical dos sentidos e do sensível e umdeslocamento decidido para o plano do raciocínio puro e daquilo que é captável pelo intelecto e pela mente na pureza de sua atividade específica, o “mundo inteligível”. Um exemplonaturalista-mecânico à prisão de Sócrates seria o fato de Sócrates ter movido e flexionado as pernas para dirigir-se ao cárcere, sem ter assim uma justificativa racional. A segunda navegação pode ser caracterizada pelofato de Sócrates ter acatado o veredito dos juízes e se subtido à lei de Atenas, por acreditar que isso representava para ele o bem e o conveniente. E em consequência dessa sua escolha de caráter morale espiritual ele moveu seus músculos e as penas e se dirigiu para o cárcere.

2 Platão vai fundamentar sua “doutrina metafísica” no conceito “inteligibilidade”. O que diferencia, em termos gerais,o que Platão chama “mundo inteligível” e “mundo sensível” (assinale em forma de gráfico, as principais diferenças entre um e outro).
Platão distingue duas grandes regiões do real, o mundo sensível(das coisas) e o mundo inteligível (Das ideias), que simboliza em dois segmentos de uma reta. Cada uma destas regiões divide-se em duas partes, que indicam dois graus de realidade dentro de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • navegaçoes
  • navegações
  • as grandes navegaçoes
  • grandes navegações
  • Grandes Navegações
  • Navegações portuguesas
  • Grandes navegaçoes
  • Grandes Navegações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!