Filosofia das Ciências

Páginas: 7 (1526 palavras) Publicado: 15 de janeiro de 2014



INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE CAMPUS LAGARTO




FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS
Exercício Avaliativo
















ALUNA: Adriane Oliveira Fraga
TURMA: 4º Integrado em Edificações
TURNO: Vespertino
PROFESSOR: Flaviano
DISCIPLINA: Filosofia







Lagarto-SE/2013


1. O conceito de ciências em Aristóteles.


Nascido emEstagira, na Macedônia, Aristóteles (384-322 a.C.) dói, ao lado de Platão, um dos mais expressivos filósofos gregos da Antiguidade. Segundo Aristóteles, a finalidade básica das ciências seria desvendar a constituição essencial dos seres, procurando defini-la em termos reais.
Ao abordar a realidade, o filósofo reconhecia a multiplicidade dos seres percebidos pelos sentidos como elementos do real.Assim, tudo o que vemos, pegamos, ouvimos e sentimos tinha realidade para Aristóteles. Por isso, rejeitava a teoria das ideias de Platão, segundo a qual os dados transmitidos pelos sentidos não passam de distorções, sombras ou ilusões da verdadeira realidade existente no mundo das ideias. Para Aristóteles, a observação da realidade por nossos sentidos leva-nos à constatação da existência real deinúmeros seres individuais, concretos, mutáveis.
Assim, para o filósofo, a ciência deveria partir da realidade sensorial – empírica – para buscar nela as estruturas essenciais de cada ser. Em outras palavras, a partir da existência do ser individual, devemos atingir sua essência, seguindo um processo de conhecimento que caminharia do individual e específico para o universal e genérico.Aristóteles entendia, portanto, que o ser individual, concreto, único constitui o objeto da ciência, mas não é o seu propósito. A finalidade da ciência deve ser a compreensão do universal, visando o estabelecimento de definições essenciais, que possam ser utilizadas de modo generalizado.
Desse modo, a indução (operação mental que vai do particular para o geral) representa, para Aristóteles, o processointelectual básico de aquisição de conhecimento. É por meio do método indutivo que o ser humano pode atingir conclusões científicas, conceituais, de âmbito universal.


2. A teoria dos ídolos em Bacon. O que é o método em Bacon?


Para Bacon, a ciência deveria valorizar a pesquisa experimental, tendo em vista proporcionar resultados objetivos para o ser humano. Mas, para isso, era necessárioque os cientistas se libertassem daquilo que denominava ídolos, isto é, falsas noções, preconceitos e maus hábitos mentais. Em sua obra Novum organum, o filósofo destaca quatro gêneros de ídolos que bloqueiam a mente humana e prejudicam a ciência:

1) Idola Tribus (ídolos da tribo): Ocorrem por conta das deficiências do próprio espírito humano e se revelam pela facilidade com que generalizamoscom base nos casos favoráveis, omitindo os desfavoráveis. O homem é o padrão das coisas, faz com que todas as percepções dos sentidos e da mente sejam tomadas como verdade, sendo que pertencem apenas ao homem e não ao universo. Dizia que a mente se desfigura da realidade. São assim chamados porque são inerentes à natureza humana, à própria tribo ou raça humana.
2) Idola Specus (ídolos dacaverna): De acordo com Bacon, cada pessoa possui sua própria caverna, que interpreta e distorce a luz particular, à qual estão acostumados. Isso quer dizer que, da mesma maneira presente na obra 'República' de Platão, os indivíduos, cada um, possui a sua crença, sua verdade particular, tida como única e indiscutível. Portanto, os ídolos da caverna perturbam o conhecimento, uma vez que mantém o homempreso em preconceitos e singularidades.
3) Idola Fori (ídolos do foro): Segundo Bacon, os ídolos do foro são os mais perturbadores, já que estes alojam-se no intelecto graças ao pacto de palavras e de nomes. Para os teóricos matemáticos um modo de restaurar a ordem seria através das definições. Porém de acordo com a teoria baconiana, nem mesmo as definições poderiam remediar totalmente esse mal,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia é uma ciência?
  • Ciencia e filosofia
  • FILOSOFIA DA CIÊNCIA
  • Filosofia e a ciencia
  • filosofia da ciência
  • ciencia e filosofia
  • Filosofia da ciencia
  • Filosofia da Ciência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!