filosofia da tecnologia - Val Dusek

3323 palavras 14 páginas
CAPITULO 01 – FILOSOFIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

1. Você pensa que o indutivismo é adequado como teoria do método cientifico? Se não é, porque tantos cientistas em atividade atêm-se a ele?
O indutivismo não é adequado como teoria do método cientifico. Porque não é sempre que partindo de casos individuais chegaremos a uma conclusão correta de casos futuros. Alguns cientistas ainda utilizam o indutivismo por acreditarem que se a indução funcionou no passado, irá funcionar no futuro.

2. As teorias científicas são refutadas decisivamente por contra indícios ou elas “dançam conforme a música”, por isso dizer, sendo reajustadas para corresponderem ao que era contra indício para a versão antiga? Dê um exemplo, não do capítulo, se possível. O conhecimento cientifico é refutável, e ao estudar o experimento, os cientistas partem decisivamente de um contra indicio. Por exemplo, a teoria da Geração Espontânea de Aristóteles, que explicava como carne podre gerava larvas de moscas, e foi refutada por Louis Pasteur com a teoria da Biogênese.

3. As teorias científicas são resultados diretos da observação ou também são influenciadas por pressupostos e visões de mundo dos seus criadores?
Claro que teorias serão resultados diretos da observação entre outras coisas. Porém a visão de mundo do criador de tal teoria também influencia em sua criação. Os cientistas que as formulam têm principios e não o quebraram contra sua vontade.

4. Você pensa que os cientistas nas “guerras da ciência” que descartam e ridicularizam descrições sociológicas e literárias do sucesso das teorias científicas estão justificadas na rejeição de aspectos sociais, políticos e retóricos da ciência como irrelevantes para a verdade e validade científicas?
Não. Há uma infinidade de interesses por trás da guerra das ciências. Sejam políticos, grupos oponentes de correntes feministas, ecológicas ou étnicas ou até mesmo cientificas e tecnológicas que acreditam estar sendo mal interpretadas

Relacionados

  • FILOSOFIA, EPISTEMOLOGIA E PRÁTICA CIENTÍFICA:
    42824 palavras | 172 páginas
  • Tecnologias Sociais Caminhos Para A Sustentabilidade
    72512 palavras | 291 páginas
  • Comportamento Animal
    172209 palavras | 689 páginas