Filosofia da educaçao

Páginas: 4 (849 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
1ª - Aponte de que forma os autores que seguem foram RADICAIS, e por isso filósofos da educação:
a) – Rousseau
b) – Ivan Illich
c) – Paulo Freire

Conforme Ghiraldelli Junior:
a). Rousseau foiradical quando na frança século XVIII, insistiu na ideia de que seu aluno nunca deveria olhar os céus com um telescópio ou pesquisar insetos com um microscópio se ele mesmo não os tivesse inventado.Rousseau como um bom filosofo da educação radicalizou o modo de educar seu pupilo, exatamente para mostrar que a educação vigente estaria negligenciando o fomento a curiosidade e entregando “tudopronto” à criança.
b). Ivan Illich como Reitor da Universidade Católica de Porto Rico, nos anos 70 do século XX, defendeu a tese de que a instituição escolar não era só necessária, mas danosa, emespecial nos países de terceiro mundo, uma vez que, como sabemos é uma instituição cara, que carrearia recursos dos pobres para ideia de educação publica que, enfim, não os levaria a lugar nenhum, uma vezque lhes faltava, mesmo, coisas bem mais básicas em suas sociedades. Illich chamou atenção para a defesa da “sociedade sem escolas”. Sua atitude radical foi a de quem queria nos fazer pensar em umasociedade sem escolas exatamente para nos levar a imaginar quanto tínhamos nos acostumados a deixar a educação nas mãos dela.
c). Paulo Freire também foi radical quando desprezou a associação entreeducação popular e educação escolar.
A ideia de alfabetizar adultos por meio de uma educação com fundo político ganhou espaço porque Freire queria trabalhar sem impedimento. Ao seu modo de ver a educaçãofazia parte de um projeto de transformação revolucionaria da sociedade. O que para ele, não caberia à escola estatal essa educação, uma vez que o estado não promoveria uma revolução contra si mesmo.Inicialmente ele encarou a educação desse modo, por pressão e cortesia respondeu aos que o cobravam que sua pedagogia podia ser desenvolvida na escola, que não via problema de seu método ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relação entre filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • ATPS FILOSOFIA E FILOSOFIA DA EDUCACAO
  • Filosofia e filosofia da educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!