Filosofia da educação

Páginas: 2 (463 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2011
Curso pedagogia

No Filme, um monge Franciscano e Renascentista, interpretado pelo ator Sean Conery, foi designado para investigar vários crimes que estavam ocorrendo no mosteiro. Os mortos eramencontrados com a língua e os dedos roxos e, no decorrer da história, verificamos que eles manuseavam (desfolhavam) os livros, cujas páginas estavam envenenadas. Então, quem profanasse a determinaçãode “não ler o livro”, morreria antes que informasse o conteúdo da leitura.
O Livro havia sido escrito pelo Filósofo Aristóteles e falava sobre o riso: “Talvez a tarefa de quem ama os homens seja fazerrir da verdade, porque a única verdade é aprendermos a nos libertar da paixão insana pela verdade”.
E na história, por trás de “quem matou e quem morreu” aparecem nítidas disputas entre omisticismo, o racionalismo, problemas econômicos, políticos e, principalmente, o desejo da Igreja em manter o poder absoluto cerceando o direito à liberdade de todos.
A Igreja não aceitava que pessoas comunstivessem acesso ao significado de seus dogmas (fundamentos da religião) nem questionassem e fossem contra os mesmos e, por esse motivo, para definir o poder sobre o povo, houve a instauração daInquisição que foi criada para punir os crimes praticados contra a Igreja Católica que se unia ao poder monárquico.
O período Renascentista que se desenvolveu na Europa entre 1300 e 1650, época em que sedesenrola o filme (1327), vinha de encontro a Igreja, exatamente porque o Renascimento pregava a valorização do homem e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural. Dessa forma, o MongeFrancisco e Renascentista, William de Baskerville, utilizava-se da Ciência e conseqüentemente da razão para dar solução aos crimes do mosteiro e desagradava, em muito, a Santa Inquisição, na figura doInquisidor Bernardo Gui que realmente existiu e foi considerado um dos mais severos inquisidores. Por esse motivo, creio eu, que a Ciência teve ascendência sobre a religião, pois através da razão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relação entre filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • ATPS FILOSOFIA E FILOSOFIA DA EDUCACAO
  • Filosofia e filosofia da educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!