Filosofia da educação

Páginas: 5 (1237 palavras) Publicado: 11 de abril de 2013
INTRODUÇÃO

Atualmente, educar não tem sido uma tarefa fácil para ninguém. Estamos vivendo em um mundo de incertezas, de problemas sociais difíceis, a violência, o Ter sobre o Ser, entre outros percalços têm norteado a prática educativa.
Formar cidadãos e construir a cidadania tem sido um objetivo muito importante para que o aluno possa ter uma vida mais digna, sabendo valorizar o outro.
Nocampo da Filosofia da Educação há uma preocupação com o trabalho do educador escolar, profissional preocupado com o fazer. Percebe-se por meio das leituras e estudos nos campos da filosofia que é importante fazer uma reflexão crítica sobre a ação pedagógica e a formação dos educadores para a construção da cidadania, partindo da realidade objetiva das situações educativas concretas que envolvem oda ação pedagógica.
Acredita-se que a Filosofia leva ao trabalho de pensar, refletir, raciocinar e, assim, despertar o senso crítico e, consequentemente, auxiliar a construir uma nova visão de sociedade, onde se pressupõe que a educação é a principal responsável pelas transformações da mesma.









FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

A relação da filosofia com a educação existe desde o mundogrego. Os filósofos gregos, em busca da aretê humana, foram os que deram início às discussões sobre a filosofia da educação e seu sentido no mundo. Viam na educação um meio necessário para o alcance de uma cultura ideal e de uma alma purificada, capaz de elevar o homem ao conhecimento inteligível, apostando na busca de um ideal artístico de cultura. A busca pela educação ideal é representada porPlatão na metáfora da “alegoria da caverna”, no momento em que um dos homens presos no fundo de uma caverna consegue se libertar do conhecimento da doxa, enxergando a luz da verdadeira realidade. “O caminho da Filosofia, para Platão, era o de conhecer a realidade por conceitos, até perceber que a própria realidade é, ela mesma, o mundo das ideias, dos conceitos puros, ou mais exatamente, das formaspuras”(Ghiraldelli, 2001, p.32-33).
Na visão platônica, a filosofia deveria transcender a contingência histórica, contribuindo para o processo de esclarecimento da verdadeira sabedoria, na superação das falsas crenças, lançando a ideia de uma educação para a virtude, uma educação perfeita, com a qual o homem se torna culto e erudito.
E, nessa expectativa, a educação acabou tornando-se objeto deestudos e reflexão da filosofia desde os tempos gregos.
Pode-se dizer que a filosofia da educação surgiu do forte vínculo entre a filosofia e a pedagogia estabelecido no decorrer dos anos, pois a filosofia, preocupada com as formas do conhecimento perfeito, orientou o homem segundo a razão, inferindo um pensamento pedagógico que busca a perfeição. Assim, percebe-se a disciplina sendo marcadapela história do pensamento filosófico, com fundamentos e objetivos voltados aos entendimentos da tradição.
A filosofia da educação, no seu acontecer histórico, esclareceu muitas dúvidas, contribuindo para transformações qualitativas na sociedade. Torna-se importante retomar e discutir o sentido do filosofar nos cursos de formação de professores, para que os futuros profissionais da educação possamatribuir novos significados às práticas docentes. Na medida em que há uma racionalidade que não pode mais simplesmente explicitar o modelo de ensino idealizado ou lógico de filosofia, introduz-se a possibilidade de reconduzir as propostas pedagógicas a partir do reconhecimento intersubjetivo e hermenêutico de conjugação entre a filosofia e a prática educativa. Sob essa lógica, os programas deensino contemplariam não somente a teoria filosófica, mas a sua reflexão com a problemática educacional, possibilitando a comunicação e a articulação dos conhecimentos. Para tanto, o currículo ao contrário de ser um conjunto de conhecimentos a serem ensinados, necessita promover rupturas epistêmicas, desenvolvendo discussões seletivas, no qual um grupo responsavelmente organizado reconhece e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relação entre filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • ATPS FILOSOFIA E FILOSOFIA DA EDUCACAO
  • Filosofia e filosofia da educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!