Filosofia da educação

Páginas: 2 (393 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
A filosofia estuda as idéias essenciais em que se apóia a educação, seus objetivos e planos.
A pedagogia enquanto filosofia da educação toma à filosofia essas idéias, que lhes constituem osfundamentos e procura realizá-las na pratica educativa.
A relação da pedagogia com a filosofia é muito intima, e alguns a têm considerado como parte integrante e subordinada da filosofia.Sem a atividade pedagógica, a filosofia não encontraria extensa compreensão e, ainda menos, aplicação à vida da mesma forma que, por outro lado, sem filosofia a arte de educar nunca chegariaa alcançar completa clareza em si mesma, cada uma delas seria inútil e incompleta sem a outra.
È através da filosofia que o ser humano aprende a questionar e a conhecer a natureza, o mundo ea se relacionar consigo mesmo e com seu semelhante.
A filosofia consiste em examinar criticamente, em sugerir maneiras alternativas de serem, as coisas, a educação passa a ser estabelecidacomo uma pratica humana direcionada por uma concepção filosófica do papel da educação em relação à sociedade e ao homem que vive nesta sociedade.
Durante esse processo crítico reflexivo faz-senecessário o estudo de problemas educacionais, tomando como base o que alguns teóricos e estudiosos elaboram, para assim, sair do senso comum e poder desenvolver uma consciência reflexiva que estarásempre em busca de respostas para as indagações que surgirem.
Partindo-se da indagação pela filosofia, a pedagogia garante a compreensão de valores que deverão orientá-los no futuro, sendotarefa da Filosofia da Educação estabelecer as bases de uma reflexão rigorosa sobre os problemas educacionais, abre quais sujeitos desejamos formar e qual sociedade.
Assim, para a atitude doeducador ser entendida como filosófica, não basta apenas falar sobre conceitos, no caso, dentro dos campos da filosofia e da pedagogia, mas questionar o sentido e entender como os conceitos entre ambos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relação entre filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • ATPS FILOSOFIA E FILOSOFIA DA EDUCACAO
  • Filosofia e filosofia da educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!