filosofia da educação

Páginas: 13 (3155 palavras) Publicado: 17 de fevereiro de 2014
Antes de falarmos em Filosofia da Educação faz-se necessário conceituar o que é filosofia e o que é educação.
1. Filosofia.
A inquirição filosófica ou Filosofia é a inquirição feita por amor à sabedoria, buscando o conhecimento racional de todas as coisas pelas suas causas últimas. Ao buscar o porquê das coisas, a inquirição filosófica tem por objeto todas as coisas, e a partir das causaspróximas aprofunda-se na busca das causas últimas. Difere, portanto, das outras ciências, todas elas com um objeto restrito (a Geologia as rochas, a Zoologia a vida animal, a Botânica, as plantas, etc.) além de que essas outras ciências investigam apenas até onde encontram causas naturais. A Filosofia transcende o campo experimental e discute coisas metafísicas como, por exemplo, a existência dosvalores, a natureza humana, a origem do universo, etc. buscando encontrar toda a verdade em todas as suas implicações. Porque tem por objeto toda a realidade, a Filosofia aplica-se também a Educação: é a inquirição filosófica – ou simplesmente Filosofia - aplicada à problemática da Educação.
2. Educação. Mas, o que dizem que é Educação? Aurélio Buarque de Holanda em seu dicionário (2ª. Ed. 1986)resume e sintetiza o que os filósofos definem como Educação: “1. Ato ou efeito de educar-se. 2. Processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social: educação da Juventude; educação de adultos; educação de excepcionais.” O processo de educar consiste em ensinar o indispensável à boa educação, e oprocesso de educar-se – autodidatismo – é absorver os conhecimentos indispensáveis a esse mesmo fim. No primeiro caso, o ensino é o elemento fundamental.Educação tem por objeto a formação da personalidade, a moldagem do indivíduo aos mais altos padrões de comportamento individual no contexto social, ainda que sua atuação se refira a uma área restrita do conhecimento. Por exemplo: ensinar-lhemecânica não dá a um jovem nada além de conhecimentos aplicáveis ao desenho, fabricação, manejo e concerto de mecânica, os quais ele pode utilizar para si próprio. Educá-lo para ser um mecânico é diferente. Pressupõe que ele, além de conhecer as técnicas da mecânica, será moralmente correto no exercício de sua profissão, e estará bem inserido na sociedade como mecânico. O ensino está, portanto, na basedo aprendizado em uma área específica de atuação, mas não muda necessariamente a personalidade do aprendiz. Mas Educação só existe quando o ensino transcende o campo específico de uma disciplina para acrescentar à personalidade do sujeito conhecimentos para o comportamento ético e a cidadania por que a Educação se busca mais que sobrevivência: é enobrecimento. No interesse da sobrevivênciaensinam-se técnicas, no interesse da nobreza de carater ensinam-se valores morais. Conjuntamente, isto é educar.
O mestre que educa deve atuar não só como professor de uma disciplina mas também como educador. Pode educar com o seu exemplo de pontualidade, de asseio, de correção e polidez no falar, e de muitas outras maneiras que ficarão na memória dos alunos como postura nobre a ser imitada. Érecomendável que, nesse sentido, haja também um bom entrosamento entre o professor e o Orientador Educacional. A este profissional da Educação, venho dedicando muitas das minhas páginas, como subsídio para o seu trabalho educativo em colaboração com o ensino dos professores nas escolas do ensino primário e fundamental.

2.1. Ensinar e Educar. "Ensinar" refere-se especificamente a disciplinas necessáriasà formação em uma área escolhida do conhecimento. Não tem, necessariamente, um compromisso ético. Já "Educar" é, como dito acima, um processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano”. "Educar" existe quando o "Ensinar" obedece a um programa que leva em consideração questões filosóficas concernentes ao ser humano. É quando temos um educador e um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relação entre filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • ATPS FILOSOFIA E FILOSOFIA DA EDUCACAO
  • Filosofia e filosofia da educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!