Filosofia da educação

Páginas: 5 (1032 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS
“NOSSA SENHORA APARECIDA”











ESTATISTICA APLICADA A EDUCAÇÃO









MARGARETH FERREIRA



























SERTÃOZINHO

2012







ANA PAULA GOMES CRUZ

MARGARETH FERREIRA

SOLANGE DOS SANTOS FERREIRA









PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E EJA















Projeto de Pesquisa, como exigênciaparcial da disciplina Pesquisa em Educação Especial e EJA do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras “Nossa Senhora Aparecida” sob a orientação da Profª Wanda Maria Pierasso.














SERTÃOZINHO

2012





TEMA: Que práticas possibitam a alfabetização do aluno surdo?


Delimitação do Tema:

No país um grande número de pessoas com distúbios relacionados à audição e alinguagem. Para atender a essa clientela, a educação precisa trabalhar com práticas pedagógica inclusivas. O tema abordado sobre o processo ensino aprendizagem dos alunos surdos. O trabalho será desenvolvido em duas Escolas de Ensino Fundamental na Rede Municipal de Sertãozinho, no estado de São Paulo.
Análise era constitúidas por professores e alunos, sendo matrículados, da Rede Municipal deEnsino, onde cada aluno pertence a uma escola diferente, sendo todos frequentadores do primeiro ano do Ensino Fundamental em fase de alfabetização, os alunos apresentam surdez.
















Justicativa:
Quanto alfabetização e ao processo educativo, em que medida de crianças surdas na escola comum pode ser favorável ao desenvolvimento cognitivo e sociocultural das mesmas? É possível, em termos,propor uma abordagem específica em se tratando da educação de surdos, e que possa ser indicada no contexto de alfabetização com sucesso? E como se dá à atuação do professor, como mediador dese processo de ensino-aprendizagem?
Atualmente, estudos evidenciam a grande dispararidade do ensino de promover a escolarização de alunos que se diferem uns dos outros, especialmente quando diz respeito à educaçãode crianças com deficiências. Esta pesquisa e sobre as práticas pedagógicas inclusivas para com os alunos surdos em processo de alfabetização, iremos pesquisar como é o avanço em direção ao futuro estas crianças.
Desta forma, o presente trabalho, irá contribuir com os professores especialistas em educação, para que possam identificar, e atender ás necessidades educacionais especiais de alunossurdos, presentes na escola comum do ensino regular, especialmente no que se refere às práticas de ensino, envolvendo o uso de Língua Brasileira de Sinais e de como está pode influenciar no processo de alfabetização dos alunos surdos. Em vista disso, temos, no campo educacional, a dedicação das pessoas envolvidas, entre elas, professores, e familares, trazem benefícios positivos, principalmentepara com as crianças inseridas neste contexto. Assim o questionamento se constitui parte do caminho da pesquisa, e para o melhoria da qualidade de ensino, onde a potencialidade de cada aluno, deve ser susídio a prática do eucador.









Objetivos:
O trabalho tem o objetivo análisar parcialmente o processo de educação do surdos, período inicial de alfabetização, sob a ótica dos professores queatuam com esses alunos, observando sua prática pedagógica.
O presente estudo se destina, identicar se há barreiras comunicativas em sala de aula no que se refere à relação do professor com aluno surdo em período de alfabetização.
Observar e descrever as práticas pedagógicas dos professores no que diz respeito ao processo de educação do surdo e comparar com ue este professor denomia como sua práticapedagógica e pontuar as proximidades e ou distancias com aquilo que aponta a literatura.















Fundamentação Teóricas:
Na história da Educação Especial, observa-se que os surdos não eram consideração como “pessoas”. Durante muitos anos via-se surdos como “patologia”, e portanto a pessoa surda era excluída do grupo social. Segundo Salles (2004, pa.54) “ A trajetória social das pessoas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relação entre filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • Filosofia e filosofia da educação
  • ATPS FILOSOFIA E FILOSOFIA DA EDUCACAO
  • Filosofia e filosofia da educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!