Filosofia da Educação Conhecimento e Educação em Kant através de vídeos

Páginas: 6 (1357 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014



















FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
ATIVIDADE ESTRUTURADA

CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO EM KANT ATRAVÉS DE VÍDEOS










Na análise do pensamento kantiano em relação ao conhecimento e a realidade, observamos a preocupação do autor em delimitar o alcance de nossos sentidos cognitivos em relação a essas duas esferas da vivencia humana: o conhecer e a realidadeexperienciada. Kant é de opinião que o conhecimento é produzido a partir das nossas experiências sensíveis, mas que há a existência de um filtro que nos auxilia nesse processo e que nos é interno: a razão humana, que condiciona as nossas percepções de tempo e espaço.
O pensamento de Kant compenetra-se bem das limitações que nossos próprios sentidos nos impõem, tornando-se um natural obstáculo paraa almejada captação do todo, nos impedindo descobrir o sentido profundo e pleno de tudo aquilo que se nos apresenta como elemento capaz de nos prover de mais conhecimento e experiência, alargando os horizontes do nosso próprio saber. Desse modo, não nos é possível saber e apreender tudo. A razão humana tem limites.
Mas Kant deixa claro que é possível sempre aprender mais, potencializar todas asvirtudes ou dons que em nós se encontram em gérmen. E a base para toda essa aprendizagem e desenvolvimento pleno se acha essencialmente ligada ao uso da razão. É ela que organiza as noções que temos de tempo e espaço, que se originam dentro de nossa mente, dentro de nós, e que atribuem significado aos fatos, aos eventos, dos mínimos aos maiores a acontecimentos da vida cotidiana - e dospensamentos mais simples até aos mais complexos, abstratos e transcendentais.
Afirma o autor em análise que nossa mente produz recortes da realidade, fixados num determinado momento- num tempo e espaço específicos, restritos – e que devido a esses obstáculos naturais de nosso aparelhamento cognitivo, as velhas questões clássicas da filosofia permaneciam ainda não decifradas. Como pode o limitado, oparcial, apreender o Todo, em toda sua plenitude? Kant chega á conclusão de que o ser humano jamais conseguiria chegar a um conhecimento pleno dessas questões eminentemente transcendentais, que se situam além dos horizontes das capacidades do saber e da razão humana.
Perfeita, portanto, a análise de Kant, ao afirmar que embora não possamos saber as respostas para todas as perguntas que calam em nossaconsciência, entretanto não devemos nos calar em ousar perguntá-las, em formulá-las, em buscar querer saber enfim, pois é somente assim que poderemos construir uma base mínima para nossos conhecimentos.
Como as coisas são na realidade, então? Para Kant nunca poderemos saber de fato, poderemos apenas captar como elas se mostram aos nossos sentidos. Kant nos oferece esse enorme contributo,detalhando a real dimensão de nossas possibilidades sensoriais em relação á realidade que nos cerca.
Nesse sentido, a ligação essencial entre o discurso de Kant e o artigo proposto por Alonso Bezerra de Carvalho, cujo título é `` A Filosofia Kantiana, Educar para a Liberdade´´, está no fato de buscar –se o ser humano a voltar-se para si mesmo - e também para os seus semelhantes, os demais sereshumanos - na busca de uma sociedade mais digna, mais instruída, mais evoluída. Trabalhar no progresso daquilo que está ao nosso alcance. Há certos temas, determinados assuntos que estão muito além do escopo de nossas percepções, mas por outro lado, deve-se explorar ao máximo tudo aquilo a nossa volta que seja passível de estudo, melhoramento e compreensão. Deduz-se que Kant se preocupava com um sentidoprático para a filosofia.
E tinha Kant essa profunda esperança de que, por meio da filosofia, a humanidade poderia ser compreendida e edificada. Era dotado o autor em foco, da opinião de que todas as potencialidades que o homem possui em gérmen estariam destinadas a se desenvolver plenamente e conforme um fim, um objetivo pré-definido. E para realizar tal desiderato, estava convicto de que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EDUCAÇÃO E FILOSOFIA: PILARES PARA O CONHECIMENTO
  • Filosofia e educação: uma questão de conhecimento
  • Kant
  • Um passeio através das aulas de história e filosofia da educação
  • Filosofia da Educação
  • Educação e conhecimento
  • Conhecimento e educação
  • Natureza da educação e filosofia da educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!