Filosofia da educação como questionamento das bases educacionais

Páginas: 10 (2445 palavras) Publicado: 26 de maio de 2012
“A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO COMO QUESTIONAMENTO DAS BASES EDUCACIONAIS”


- RESUMO

Acredita-se que a Filosofia leva ao trabalho de pensar, refletir, raciocinar e, assim, despertar o senso crítico e, consequentemente, auxiliar a construir uma nova visão de sociedade, onde se pressupõe que a educação é a principal responsável pelas transformações da mesma. Este trabalho deve pesquisar ecompreender a importância da Filosofia da Educação como questionamento das bases educacionais. Consiste em apontar as características do pensamento filosófico, os principais filósofos que contribuíram para os fundamentos da Educação.


- PRINCIPAIS DEFINIÇÕES DE “FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO”.

A relação da filosofia com a educação existe desde a antiguidade no mundo grego. Os filósofos gregos, em buscada arete humana, foram os que deram início às discussões sobre a filosofia da educação. Viam na educação um meio necessário para o alcance de uma cultura ideal e de uma alma purificada, capaz de elevar o homem ao conhecimento inteligível, apostando na busca de um ideal artístico de cultura.

A busca pela educação ideal é representada por Platão na metáfora da “alegoria da caverna”, no momento emque um dos homens presos no fundo de uma caverna consegue se libertar do conhecimento da doxa enxergando a luz da verdadeira realidade.

Na visão platônica, a filosofia deveria transcender a contingência histórica, contribuindo para o processo de esclarecimento da verdadeira sabedoria, na superação das falsas crenças, lançando a idéia de uma educação para a virtude, uma educação perfeita, com aqual o homem se torna culto e erudito.

Nessa expectativa, a educação acabou tornando-se objeto de estudos e reflexão da filosofia desde os tempos gregos. Pode-se dizer que a filosofia da educação surgiu do forte vínculo entre a filosofia e a pedagogia estabelecido no decorrer dos anos, pois a filosofia, preocupada com as formas do conhecimento perfeito, orientou o ser humano segundo a razão,inferindo um pensamento pedagógico que busca a perfeição.

Percebemos no mundo Grego a filosofia e a educação indissociáveis, fato presente ate nos dias atuais. Entretanto, a filosofia da educação dos últimos tempos, procurou transcender seus limites conceituais, aventurando-se nas discussões filosóficas modernas e contemporâneas que propiciam a articulação entre diferentes perspectivas teóricas.Na modernidade temos outros sistemas filosóficos e as teorias pedagógicas sendo refletidos: racionalismo (Descartes), iluminismo (Kant), romantismo (Rousseau) e idealismo (Hegel).

Na contemporaneidade temos diversos desafios e temas sendo refletidos como: as questões do sujeito, da liberdade, da autonomia e da dignidade em relação aos desafios da ciência e da tecnologia, temos ainda outrasdemandas sendo refletidas na filosofia da educação como as questões da responsabilidade, da justiça, da solidariedade, do individualismo em relação aos processos de globalização, as questões do outro, da tolerância e do interculturalismo, bem como a relação da Ética, política, ciência e religião no processo educativo.

Segundo Luckesi a educação dentro de uma sociedade não se manifesta como umfim em si mesma, mas sim como um instrumento de manutenção ou transformação social. Assim sendo, ela necessita de pressupostos, de conceitos que fundamentem e orientem os seus caminhos. Em suma a Filosofia fornece á educação uma reflexão sobre a sociedade na qual está situada, sobre o educando, o educador e para onde esses elementos podem caminhar.
- COMO SE DESENVOLVEU A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO AOLONGO DO TEMPO

Ao analisarmos o contexto educacional atual, percebemos que é comum ouvir que a educação está em crise. Na verdade, tal crise não é novidade. No decurso de toda a história da Educação é possível constatar educadores que escreveram sobre tal crise. Ela não se deve somente ao fator econômico, e sim, à qualidade educacional apresentada.

Acredita-se que a Filosofia leva ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A filosofia da educação como questionamento das bases educacionais
  • A filosofia da educação como questionamento das bases educacionais.
  • “A filosofia da educação como questionamento das bases educacionais”
  • A filosofia da educação como questionamento das bases educacionais
  • A filosofia da educação como questionamento das bases educacionais
  • A filosofia da educação como questionamento das bases educacionais”
  • A filosofia da educação como questionamento das bases educacionais
  • A filosofia da educação como questionamento das bases educacionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!