FILOSOFIA CONTEMPORANEA

1492 palavras 6 páginas
1. MARXISMO

O Marxismo consiste no conjunto de idéias filosóficas, econômicas, políticas e sociais elaboradas inicialmente por Karl Marx e Friedrich Engels. Essa teoria procura compreender a vida social conforme a dinâmica da luta de classes e prevê a transformação das sociedades de acordo com as leis do desenvolvimento histórico de seu sistema produtivo.

Através de Karl Marx e Friedrich Engels, o marxismo veio influenciar muitos setores da atividade humana no século XX a exemplo da política e da prática sindical, além da análise e interpretação de fatos sociais, morais, artísticos, históricos e econômicos. O Estado para Marx consiste num instrumento na qual uma classe domina e explora outra classe. Dessa forma o Estado seria necessário para proteger a propriedade e adotaria qualquer política de interesse da burguesia.

Essa teoria de Estado advém do que Marx teorizava como classes sociais, ou seja, a luta entre as mais variadas classes é o que configura a história de toda sociedade que é construída por grupos de interesse organizados. As classes não seriam somente um grupo de que compartilha de certo status social, mas é definida em relações de propriedade. Para ele de um lado havia aqueles que possuíam o capital produtivo, eram os que expropriavam a mais-valia, ou seja, a classe exploradora, e de outro lado estavam os assalariados, os quais não possuíam a propriedade, constituindo assim o proletariado.

Percebemos que Marx ao definir a classe, ao invés de relacioná-la com a posição social ou do prestigio de seus membros, relacionou-a com a propriedade produtiva, ou seja, entre detentores de capital ou não.

2 A FENOMENOLOGIA

A Fenomenologia nasceu na segunda metade do século XX, a partir das análises de Franz Brentano sobre a intencionalidade da consciência humana. Esta teoria busca descrever, compreender e interpretar os fenômenos que se apresentam à nossa percepção.

Na prática da fenomenologia é realizado o processo de redução fenomenológica

Relacionados

  • arquiteto
    20219 palavras | 81 páginas
  • PERRENOUD Philippe
    58789 palavras | 236 páginas
  • Norbert Elias Processo Civilizador
    157940 palavras | 632 páginas