FILOSOFIA-CAP 17.LINGUAGEM E PENSAMENTO.PAG 169

1211 palavras 5 páginas
Capitulo 17 – FILOSOFIA PAG 169- LINGUAGEM E PENSAMENTO
1. Exponha as idéias de alguns filósofos sobre a importância da linguagem.
Para Aristóteles, a linguagem é que caracteriza o homem co¬mo um ser social e cívico, distinguindo-o dos outros animais. Pa¬ra Rousseau, além dessa distinção, a importância da linguagem se deve à necessidade e ao desejo que o ser humano desenvol¬veu de se comunicar. Hjemslev acrescenta ainda que "a lingua¬gem é inseparável do homem, segue-o em todos os seus atos", não sendo apenas um simples acompanhamento do pensamen¬to, "mas sim um fio profundamente tecido na trama do pensa¬mento". A linguagem é, assim, a forma propriamente humana da comunicação, da relação com o mundo e com os outros, da vida social e política, do pensamento e das artes.
2. Que significa dizer que o mito manifesta a força realizadora da linguagem?
Significa que, por meio dos mitos (narrativas), os seres hu¬manos organizam a realidade e a interpretam, fazendo com que as coisas sejam tais como são ditas ou pronunciadas. O melhor exemplo dessa força realizadora da linguagem pode ser encon¬trado no primeiro capítulo do livro do Gênesis da Bíblia judaico-¬cristã, em que Deus cria o mundo do nada apenas usando a lin¬guagem: "E Deus disse: faça-se!", e foi feito.
3. Que significa dizer que a linguagem tem um poder encanta¬tório? Como esse poder se manifesta?
Significa que ela tem uma capacidade para reunir o sagrado e o profano, trazer os deuses e as forças cósmicas para o meio do mundo, ou, como acontece com os místicos em oração, tem o poder de levar os humanos até o interior do sagrado. Esse po¬der se manifesta por meio de pessoas escolhidas (profetas, orá¬culos, etc.) para transmitir mensagens divinas aos homens. Tam¬bém aparece nos rituais de feitiçaria, nos contos infantis e nos tabus.
4. Que são palavras tabus? Dê alguns exemplos.
São expressões que não podem ser ditas, chegando até a ser impronunciáveis, como o nome de Deus (Iahweh), na tradi¬ção judaica. Em

Relacionados