Filosofia aplicada a administração

Páginas: 5 (1119 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
- Objetivo desta atividade: 1. Diferenciar algumas das principais ideias políticas modernas. 2. Explicitar os benefícios do estudo da filosofia. 3. Apresentar historicamente os conceitos de indivíduo e de trabalho. - Com isso você será capaz de (habilidades desenvolvidas): 1. Distinguir as ideias dos mais importantes filósofos políticos modernos. 2. Compreender as características da reflexãofilosófica. 3. Situar historicamente os conceitos de indivíduo e de trabalho.

QUESTÕES 01. As alternativas a seguir expressam idéias políticas de Thomas Hobbes, exceto: a) b) c) d) O homem é naturalmente mau, invejoso e corrupto. Caso não existisse o governo, os homens viveriam em constante guerra entre si. O poder soberano deve ser dividido entre o legislativo, o executivo e o judiciário. O homemé lobo do próprio homem, pois exerce a sua liberdade sempre com prejuízo de seu próximo. e) Os homens são livres, mas são também maus por natureza. 02. Em relação aos benefícios do estudo da filosofia assinale a alternativa incorreta: a) Ela possibilita a compreensão imparcial dos diversos pontos de vista possíveis de um problema. b) Apesar de nos fazer conhecer o pensamento dos grandes filósofos,o estudo da filosofia não traz propriamente nenhum benefício a quem a estuda. c) Seu estudo nos faz abandonar o senso comum em direção a um pensar mais crítico e profundo. d) A filosofia contribui para o desenvolvimento de um pensamento mais rigoroso. e) Seu estudo favorece o desenvolvimento da originalidade e autonomia de pensamento de cada um.

03. Assinale a alternativa que não contém umaidéia política neoliberal: a) b) c) d) e) Defesa da circulação livre de capital internacional. Combate ao protecionismo econômico. Defesa da mínima participação do Estado na economia. Diminuição do tamanho do Estado. Defesa dos princípios socialistas de Karl Marx.

04. Sobre o materialismo histórico de Karl Marx são feitas as seguintes afirmações: I. Modo de Produção consiste no modo característicocom que cada época adquire os seus meios de subsistência. II. Forças Produtivas são os instrumentos de trabalho próprios de cada época. III. Relações de Produção consistem no relacionamento social que se concretiza no interior do processo produtivo. Tendo em vista as afirmações acima, é correto dizer que: a) b) c) d) e) Apenas as afirmações I e II estão corretas. Apenas as afirmações II e IIIestão corretas. Apenas as afirmações I e III estão corretas. Todas as afirmações estão corretas. Todas as afirmações estão incorretas.

05. As alternativas a seguir expressam corretamente características da reflexão filosófica, exceto: a) A reflexão filosófica é geral e em função disso superficial, visto que aborda os problemas de forma ampla e global, deixando aos outros tipos de saber uma análisemais profunda e crítica. b) A reflexão filosófica é radical, pois vai até as raízes da questão ou problema, isto é, pensa com profundidade. c) Refletir filosoficamente implica em respeitar todos os pontos de vista ou aspectos de um problema, pensá-lo de forma global. d) Refletir filosoficamente requer a obediência a regras e métodos específicos, ou seja, trata-se de uma reflexão rigorosa sobrequalquer assunto. e) A palavra refletir vem do latim reflectere e significa voltar atrás, pensar de novo; a filosofia é um tipo de reflexão, voltada a qualquer tema ou problema que interesse ou incomode o homem. 06. Para justificar a autoridade absoluta dos reis surgiu na modernidade uma doutrina denominada de Direito Divino. Sobre essa doutrina são feitas as seguintes afirmações: I. A autoridade domonarca é absoluta e ele a exerce sozinho. II. A autoridade dos reis é resultado de um acordo que os homens fizeram entre si com o objetivo de evitar os inconvenientes da vida selvagem. III. O rei não precisa prestar contas de suas ações.

Tendo em vista as afirmações acima, é correto dizer que: a) b) c) d) e) Apenas a afirmação I está correta. Apenas a afirmação II está correta. Apenas a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FILOSOFIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO
  • resumo filosofia aplicada a administração
  • Filosofia aplicada à administração
  • Filosofia aplicada a administração
  • filosofia aplicada
  • Filosofia aplicada
  • Filosofia aplicada
  • filosofia aplicada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!