Filosofia aplicada ao serviço social

Páginas: 15 (3687 palavras) Publicado: 9 de junho de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP







SERVIÇO SOCIAL

FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL

CAMPUS: MARTE





ALINE CABRAL DA SILVA RA: 3830714373

MARCEL IANDERSON PEREIRA RA: 3830732092

MARCELO ROSA RA: 3815643106

THAIS DE OLIVEIRA RA: 4536865161

SILVIA MARIA MARCIANO FARIA RA: 5068144968





ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA



PROFESSORA: DÉBORA GERALDISÃO PAULO, 14 DE SETEMBRO DE 2012

INTRODUÇÃO



Pensando que o Serviço Social estuda a dialética do individuo com o seu entorno, a Filosofia vem a complementar tal entendimento, pois a mesma aprofunda a evolução do homem e consequentemente da sociedade. Neste sentido vamos compreender o significado social da profissão e o seu desenvolvimento sócio histórico, além de apresentar umaidentificação das demandas presentes na sociedade, visando a formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social.




Quais concepções filosóficas estariam presentes nas praticas humanas atualmente, e, em especial nas práticas sociais? Que sentidos ou direções elas indicam?

O Serviço Social busca sua fundamentação teórica nas ciências sociais e está sujeito a várias correntesde pensamento que expliquem e que possam dar subsídios para a sua atuação.
Devemos ter conhecimento que ainda no século XIX, surgiu à discussão em torno da natureza dos fenômenos históricos. O que todos gostariam de saber era a que ordem os agentes estariam ligados, a ordem espiritual ou a ordem material? E assim foram se formando correntes que defendiam concepções diferentes.
Segundo acorrente providencialista, os acontecimentos estão ligados à determinação de Deus. Tudo, a partir da origem da terra, deve ser explicado pela Providência Divina. No passado mais remoto, a religião justificava a guerra e o poder dos governantes. Na Idade Média Ocidental, a Igreja Católica era a única detentora da informação e, naturalmente, fortificou a concepção teológica da História. SantoAgostinho, no livro "A Cidade de Deus", formula essa interpretação. No século XVII, Jacques Bossuet, na obra "Discurso Sobre a História Universal", afirma que toda a História foi escrita pela mão de Deus, E no século passado, o historiador italiano Césare Cantu produziu uma "História Universal" de profundo engajamento providencialista.
A corrente idealista teve Georg Wilhelm Friedrich Hegel,autor de “Fenomenologia do Espírito”, como defensor de que os fatos históricos são produto do instinto de evolução inato do homem, disciplinado pela razão. Desse modo, os acontecimentos são primordialmente regidos por ideias. Em qualquer ocorrência de ordem econômica, política, intelectual ou religiosa, deve-se observar em primeiro plano o papel desempenhado pela idéia como geradora da realidade. Paraos defensores dessa corrente, toda a evolução construtiva da humanidade tem razão idealista.
A concepção da corrente materialista surgiu em oposição à concepção idealista, embora adotando o mesmo método dialético. A partir da publicação do Manifesto Comunista de 1848, Karl Marx e Friedrich Engels lançam as bases do Materialismo Histórico, onde argumentavam que as transformações que aHistória viveu e viverá foram e serão determinadas pelo fator econômico e pelas condições de vida material dominantes na sociedade a que estejam ligadas. A preocupação primeira do homem não são os problemas de ordem espiritual, mas os meios essenciais de vida: alimentação, habitação, vestimenta e instrumentos de produção. No prefácio de "Crítica da Economia Política", Karl Marx escreveu: "As causas detodas as mudanças sociais e de todas as revoluções políticas, não as devemos procurar na cabeça dos homens, em seu entendimento progressivo da verdade e da justiça eternas, mas na vida material da sociedade, no encaminhamento da produção e das trocas".
E a concepção Psicológico-social, apoia-se na teoria de que os acontecimentos históricos são resultantes, especialmente, de manifestações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia aplicada ao serviço social
  • Filosofia aplicada ao serviço social
  • Filosofia aplicada ao serviço social
  • FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL
  • Filosofia aplicada ao serviço social
  • Filosofia aplicada ao serviço social
  • Filosofia aplicada no Serviço Social
  • Filosofia aplicada ao serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!