Filosofia aplicada ao serviço social

Páginas: 7 (1666 palavras) Publicado: 5 de junho de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
PÓLO DE CAICÓ

FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL

CAICÓ/RN
2010

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
PÓLO DE CAICÓ

FILOSOFIA E SERVIÇO SOCIAL – DA ANTIGUIDADE À CONTEMPORANEIDADE

ANIELE SOUZA DE MORAIS RA- 198628
JÉSSYCA MURIELY DE M. DANTAS RA- 196722
JOELMA DANTAS DE MEDEIROS RA: 268774
JOSEFAMÁRCIA CRISTINA DE A. MOURA RA- 198693
SANDRA RÉGIA DE MORAIS RA- 268793
SIMONE HADASSA DE AZEVEDO RA- 231420

Trabalho de conclusão da disciplina Filosofia.
2° período do Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera Uniderp.Orientador (a): Aline Gomes


CAICÓ/RN
2010
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................................4
2. DESENVOLVIMENTO.......................................................................................................5
3.CONCLUSÃO.......................................................................................................................8
4. REFERÊNCIAS....................................................................................................................9

1. INTRODUÇÃO
Filosofia é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem. Modernamente, é a disciplina ou a área de estudos que envolvea investigação, a argumentação, a análise, discussão, formação e reflexão das idéias sobre o mundo, o Homem e o ser. Originou-se da inquietude gerada pela curiosidade em compreender e questionar os valores e as interpretações aceitas sobre a realidade dadas pelo senso comum e pela tradição.
O Serviço Social é uma profissão de curso superior cujo objeto de intervenção são as expressõesmultifacetadas da questão social. Tem contribuições da sociologia, psicologia, economia, ciência política, filosofia, antropologia, pedagogia. O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto dedesigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho.
O Serviço Social tem uma profunda relação com a filosofia enquanto áreas que se dedicam a pensar no Ser Humano e nas suas relações sociais com intuito de formular e avaliar os serviços e programas políticos sociais que visam à pretensão, a defesa e a ampliação dosdireitos humanos e a justiça social.
A maior contribuição que a filosofia pôde dar ao Serviço Social foi a utilização do método dialético, da qual podemos analisar os fenômenos sociais de forma não isolada, tendo em mente que sempre um acontecimento è fruto de múltiplas determinações. O método dialético é herança da filosofia Marxista que o Serviço Social passou a adotar a partir da década de 80 em seumovimento de Reconceituação.
Além disto, a filosofia Marxista é o modo que o Serviço Social como profissão utiliza para defender uma determinada classe - a classe trabalhadora.

2. DESENVOLVIMENTO

3.1. FILOSOFIA DA ANTIGUIDADE – PRÉ SOCRÁTICOS – SÓCRATES
A princípio, entendemos a filosofia como algo enigmático, profundamente abstrato e distante da realidade. Essa visão da filosofiadecorre dos complexos trabalhos de pensadores que, ao longo da história, refletiram e buscaram diferentes respostas sobre questões que continuamente fazemos ao longo de nossa existência. Indagações sobre o conhecimento, sobre os valores, sobre a natureza, sobre a beleza, sobre o homem.
A filosofia pode ser definida como o estudo das características mais gerais e abstratas do mundo e das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia aplicada ao serviço social
  • Filosofia aplicada ao serviço social
  • Filosofia aplicada ao serviço social
  • FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL
  • Filosofia aplicada ao serviço social
  • Filosofia aplicada ao serviço social
  • Filosofia aplicada no Serviço Social
  • Filosofia aplicada ao serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!