Filosofia aplicada ao serviço social

Páginas: 10 (2348 palavras) Publicado: 24 de abril de 2013
FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL




Nome: Margarida Alves da Silva RA: 2330401315
Nome: Claudia Martins Rocha de Araujo Mello RA: 2330388930
Nome: Marilene Cardoso dos Santos RA: 2309324746
Nome: Cleide Regiane Pereira dos Santos RA: 2609480501
Nome: Sileide Gomes de Castro RA: 2330415678
São Paulo,
Pólo: Taboão da Serra


SumarioIntrodução------------------------------------------------------------------------------------------03
Filosofia na Antiguidade – Pré-socráticos – Sócrates---------------------------04
Filosofia no Renascimento------------------------------------------------------------------06
Filosofia moderna: Empirismo-------------------------------------------------------------09
Filosofia Contemporânea:Idealismo----------------------------------------------------10
Conclusão------------------------------------------------------------------------------------------11
Referências Bibliográficas------------------------------------------------------------------12













Introdução
Este desafio tem como tema de pesquisa conhecer mais a relação existente entre "A Filosofia Aplicada ao Serviço Social". Que a primeira vista éentendida como algo enigmático, porém é destacada como a forma de quebrar barreiras para o indivíduo através de seus esforços, procurando significados cada vez mais abrangentes, que indiquem respostas mesmo sendo provisórias, com o intuito de direcionar e compreender a vida humana. Relacionando e assemelhando as práticas dos assistentes sociais que se faz necessário a incorporação da açãoinvestigativa como o instrumento para o exercício profissional















Filosofia na Antiguidade – Pré-socráticos - Sócrates
A palavra filosofia tem origem grega e significa amor á sabedoria. Busca respostas, através da reflexão, sobre tudo o que envolve as relações humanas como a nossa existência, os valores morais, a ética, os fenômenos naturais e muitos outros temas. A filosofiavive em questionamento constante e não tem objetivo lucrativo, busca apenas a verdade usando a razão.
Tales de Mileto foi o fundador desta nova forma de pensar e faz parte da linhagem dos pré-socráticos que são aqueles que vieram antes de Sócrates. Foi o primeiro a buscar respostas racionais para o mundo em que vivemos.
Sócrates também foi um filosofo importante. Ele fundou a filosofia ocidentale começou estudando sobre a essência da alma humana. Defendia a idéia de que buscar o conhecimento é buscar a virtude.
Depois vieram muitos outros filósofos cada um com sua razão e conclusão, mas sempre com o mesmo objetivo: a verdade.
Os estudos da filosofia eram muitos amplos, por isso através dela nasceram outras formas de estudo, onde cada um tem seu campo de investigação. As diversasciências que antes faziam parte dos estudos filosóficos ganharam autonomia própria e hoje é a Matemática, a Biologia, a Física, a Química, a Lógica, a Música, o Teatro, a Astronomia, a Política, a Ética e muitos outros que nasceram atreves destas e continuam dando origem a outras e assim por diante, pois esse processo é continuo.
Exercitamos por meio de uma investigação crítica do pensamento, então,esta investigação, este pensamento crítico sobre o que quer que seja, deverá possuir, em algum grau, essas características. Vejamos quais são:
• Racionalização: O pensamento filosófico, a compreensão do mundo segundo a Razão, não deve possuir qualquer traço supersticioso ou de crença pessoal que, como vimos, ficou para trás, seja para melhor, seja para pior. O discurso racional também não pode serinfluenciado pelas emoções, por gostos particulares, por medos, impulsos etc. A pergunta que nos resta é se um ser humano seria capaz de deixar todas estas coisas de lado para pensar de maneira racional. Em outras palavras, seria alguém capaz de ser puramente racional?
• Demonstração: Todas as explicações filosóficas, racionais, portanto, deverão possuir provas; ou seja, elas devem ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia aplicada ao serviço social
  • Filosofia aplicada ao serviço social
  • Filosofia aplicada ao serviço social
  • Filosofia aplicada ao serviço social
  • FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL
  • Filosofia aplicada ao serviço social
  • Filosofia aplicada no Serviço Social
  • Filosofia aplicada ao serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!