Filosofia aplicada ao serviço social

Páginas: 20 (4814 palavras) Publicado: 20 de março de 2013
A - O que é o mundo e a realidade?
O que é o Mundo?
Um universo constituído por coisas ou objetos e processos, fatos ou eventos. As coisas são semelhantes umas às outras, umas das outras dessemelhantes, umas com as outras integradas, umas das outras separadas. 0 mesmo se dá com os processos ou eventos. Semelhanças e dessemelhanças, integrações e separações, dão-se em graus diversos e sobaspectos variados. Coisas e processos se combinam e continuamente interagem de modo mais simples ou mais complexo. Se a existência ou devier de uma coisa se pode também dizer um processo ou fato, direi também que o Mundo é a totalidade dos fatos.
A Realidade se manifesta primeiramente a partir dos processos e coisas que são mais próximos, por isso mesmo mais familiar. Os eventos do cotidiano, os fatose os objetos ordinários que povoam a experiência do Mundo. Tudo aquilo que mais imediatamente nos circunda e contém. A vida é vista como um processo em meio a esses processos, a existência, como a de uma coisa em meio a essas outras coisas. Essa porção da Realidade, esse Mundo mais próximo em que a vida mais imediatamente se insere, é por isso mesmo mais importante, tendo por ela um maiorinteresse existencial.
B - O que é ser humano?
Ao longo da sua curta história, o homem tem procurado explicações sobre quem é, e tem se acreditado o favorito de algum deus, sobre o que é, e tem se acreditado um sistema complexo de músculos, ossos, nervos e humores, sobre como é, e tem se acreditado uma anatomia com vontade, e, sobretudo quanto pode, tem se acreditado sem limitações à sua vontade eambição. Na procura de entender quem é, o que é, como é, o homem constrói história, religião, ciência, arte. E na explicação do quanto pode, concebe o poder. Essas explicações determinam a construção de modos de comportamento e de modos de conhecimento.
Em outras palavras, seres humanos fazem suas vidas através da sua capacidade de controlar e moldar sua existência.
C - O que é viver em sociedade?No decorrer de nossas vidas, vamos desenvolvendo uma série de habilidades para nos relacionar com o mundo que nos cerca. Assim formamos o nosso jeito de ser, nos desenvolvemos intelectualmente e aprendemos a viver com outras pessoas, das quais necessitamos para concretizar nossos projetos. Respeitando as desigualdades, construindo bons relacionamentos, cultivando uma boa convivência no âmbitosocial.
D - Qual a grande finalidade da vida social?
A grande finalidade da vida social é fazer parte de uma sociedade, ser participativo durante nossa existência, a vida social ajuda a pessoa a ter objetivo
E - O que é conhecimento e para que ele serve na vida dos seres humanos?
Conhecimento é ter experiência, ganho de aprendizagem. O conhecimento na vida do ser humano serve para alimentar ainteligência, ganhar sabedoria para se ter opções de boas escolhas em sua vida pessoal e ter oportunidade de passar adiante toda sua experiência.
F - O que é ser cidadão?
Ser cidadão é saber viver em sociedade, estando ciente dos anseios comuns. É participar ativamente das decisões de sua comunidade, influenciar modos de vida de maneira positiva ao seu redor, exercer os direitos constitucionaisadquiridos e lutar pelos que virão. É preservar o meio ambiente, a natureza, os animais, os seus semelhantes, os opostos. É ser solidário, é ser político, é ser flexível, decidido e, sobretudo, estar consciente de todas as atitudes tomadas em prol da sociedade.
G - Existe uma relação íntima entre cidadania e qualidade de vida? Justificar.
Sim, cidadania é ter dignidade e qualidade de vida, é vivercom dignidade com boas condições de vida.
H - As condições de vida são termômetro de nossa situação de cidadão. Dê um exemplo.
As condições de vida são termômetro de nossa situação de cidadão.Um exemplo é o desemprego.
I - O bem estar pessoal e coletivo também são sinônimos de uma vida cidadã?
Sim, pessoalmente e no coletivo o bem estar é muito importante para a vida de uma pessoa na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia aplicada ao serviço social
  • Filosofia aplicada ao serviço social
  • Filosofia aplicada ao serviço social
  • FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL
  • Filosofia aplicada ao serviço social
  • Filosofia aplicada ao serviço social
  • Filosofia aplicada no Serviço Social
  • Filosofia aplicada ao serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!