Filosofia aplicada ao serviço social

Páginas: 10 (2254 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL

INTRODUÇÃO

As principais características da filosofia é a sua área de estudos, envolvendo investigativa, análise, formação, e reflexão de ideias para uma visão mais clara das coisas sobre o mundo. Ela originou com a curiosidade e inquietação humana com o questionamento e em querer compreender os valores e as interpretações sobre a sua própria realidade.E com isso ela tem uma importância grandiosa para o serviço social no processo da formação e no decorrer da prática profissional. A filosofia vai dar subsídios que ajudará na reflexão e entendimento diante das condições vividas e presenciadas na sociedade que vivem. Porque o seu trabalho de atuação é o subsidio para realizar a prática profissional como: conhecimento das politicas sociais paraconsolidação da cidadania, também o acesso aos direitos sociais como resistência à realidade de exclusão e desigualdades.

Diante da desigualdade que todos os trabalhadores sofrem com a classe capitalista, os assistentes sociais com a iluminação que vem das fontes filosóficas, podem abraçar as causas dos trabalhadores defendendo os direitos humanos.

Com isso podemos ver a evidencia que há entre afilosofia e o serviço social. A filosofia é a teoria do conhecimento, ela pode mostrar algumas controversas podem ser resolvida racionalmente, e aponta critérios de resolução que pode resolver os problemas com o uso da razão. Assim os assistentes sociais podem alertar as pessoas a serem mais alertas a certas determinações conceituais.

“O que é a filosofia?” em menos de 3 mil palavras

Deacordo com Ghiradelli (2008), a filosofia promove dois, mecanismo que tornam o individuo capaz de refletir e questionar acerca do que é banal em seu cotidiano. A filosofia permite que o indivíduo, seja capaz de indagar, ou seja, pensar além do que lhe é exposto pelo senso comum, e o que é banal e mecânico em sua relação com a sociedade.

A filosofia possui um âmbito que faz o individuo questionarsobre qual o quão grau o mesmo estar de conhecer, infere-se a atividade de desbanalizar o banal, como é no texto.

Uma das utilidades da filosofia é romper com o senso comum e a incapacidade de questionar do ser humano, vede exemplo, o Mito da Caverna de Platão.

Além de questionar sobre a realidade que o cerca, o autor, propõe que o individuo utilize sua racionalidade para desmitificar o queprimeiramente lhe parece tão aceitável, e buscar os mecanismos que estruturaram o que lhe foi exposto.

Desta forma, a filosofia contribui para que o indivíduo, busque a perspectiva da razão que está intrínseco no ser humano, para uma visão reflexiva e crítica sobre as questões que envolvem o cerne da sociedade, assim decifrando-a.

A filosofia como ciência tem como principais características ouso da razão para compreender e explicar a realidade, nada é aceito como verdade absoluta sem ser submetida à analise, a critica e a demonstração, recusando-se assim, explicações preestabelecidas, onde cada problema provoca uma investigação e possui uma solução própria. Mesmo que o problema possua explicações válidas para outras situações, é o pensamento que descobrirá semelhanças e diferençasentre eles.

Filosofia, Exercício do Filosofar e Prática Educativa

A filosofia tem uma importância muito necessária para todos nós, sendo ela uma ciência geral dos princípios e causas ou sistema de noções gerais como fala o dicionário de língua portuguesa, Bueno (1992), e também o filosofar que é o estudo ou a procura das causas e as consequências dos fatos. Portanto a filosofia tem o seuvalor, os seus resultados não são muito claro para muitas pessoas, e por isso é tachada por alguns como se fosse algo inútil, e que não passa de coisas de pessoas fora da realidade, lunáticos, ou coisas do gênero.

Portanto o fato de muita gente pensar assim a respeito dos filósofos, é o fato de que as próprias faculdades não investi o suficiente para que seja desenvolvida esta matéria, que na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia aplicada ao serviço social
  • Filosofia aplicada ao serviço social
  • Filosofia aplicada ao serviço social
  • Filosofia aplicada ao serviço social
  • FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL
  • Filosofia aplicada ao serviço social
  • Filosofia aplicada ao serviço social
  • Filosofia aplicada no Serviço Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!