Filosofia aplicada ao serviço social (atividades de práticas integradas – atps)

Páginas: 39 (9598 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Serviço Social – 2º Semestre
Professor: Dr. Potiguara Acácio Pereira
Tutora presencial: Leilane Sales.










Filosofia Aplicada ao Serviço Social
(Atividades de Práticas Integradas – ATPS)






Ana Lucia Campelo Chaves........................... R.A.: 3876758026
Iolanda PereiraCosta..................................... R.A.: 4705888023
Lucilene Ferreira Da Silva............................. R.A:  5313959405
Maria Conceição Lima dos Reis.................... R.A.: 4336827490
Maria Viviane Gomes Mendes Andrade....... R.A.: 3808607129
Renata Carla Prado........................................R.A.: 5399757994
Wagna Dos Santos Vieira............................... R.A: 3830717133
















TAGUATINGA – DF
2012


INTRODUÇÃO

Veremos neste trabalho alguns pontos sobre serviços sociais. Mundo é um termo utilizado em diversos contextos como sinônimo para o planeta terra ou mesmopara quaisquer outros corpos celestes assemelhados aos planetas, especialmente os rochosos. A "descoberta" do mundo externo começa na família. A família é o primeiro grupo do qual cada um de nós participa. Depois, vem à escola. Esses dois grupos sociais influenciam bastante nossas vidas. Daí a importância deles na formação das pessoas. Quando crescemos é você quem diz quem você é, através de suasvivencias, mas para isso você precisa de referenciais sociais
Não ter uma vida social não significa que alguém tem um problema, muitos possuem uma personalidade reservada e/ou introvertida. Mas a ausência total pode, comprovadamente, levar o sujeito a ter transtornos mais sérios.




REFLEXÃO SOBRE O CONTEÚDO GERAL DA DISCIPLINA:


A. O que é o mundo e realidade?
Mundo é um termoutilizado em diversos contextos como sinônimo para o planeta Terra ou mesmo para quaisquer outros corpos celestes assemelhados aos planetas, especialmente os rochosos. O termo carrega consigo ainda um ponto de vista humano, como um lugar que é ou que poderia ser habitado por seres humanos.
O mundo distingue o planeta inteiro ou a população de qualquer país ou região em particular: negóciosmundiais são esses que pertencem não só a um lugar, mas ao mundo inteiro, e história mundial é um campo de história que examina acontecimentos de uma perspectiva global (além do aspecto nacional). A terra, por outro lado, refere-se a planeta como uma entidade física, e distingue de outros planetas e objetos físicos.
O 'mundo' também pode ser usado como um adjetivo, querer dizer 'global','relacionando ao mundo inteiro', formando usos tal como comunidade Mundial ou nacional.

Realidade (do latim realitas isto é, "coisa") significa em uso comum "tudo o que existe". Em seu sentido mais livre, o termo inclui tudo o que é, seja ou não perceptível, acessível ou entendido pela ciência, filosofia ou qualquer outro sistema de análise. O real é tido como aquilo que existe, fora da mente. Oudentro dela também. A ilusão, a imaginação, embora não esteja expressa na realidade tangível extra-mentis, existe ontologicamente, onticamente* (relativa ao ente - vide Heidegger in "Ser e tempo")*, ou seja: intra-mentis. E, portanto real, embora possa ser ou não ilusória. A ilusão quando existente é real e verdadeira em si mesma. Ela não nega sua natureza. Ela diz sim a si mesma. A realidadeinterna ao ser, seu mundo das ideias.


B. O que é ser humano?
Quando temos que definir palavras (palavras-conceitos) às vezes as coisas não são tão simples quanto imaginamos. A filosofia conhecida como existencialismo tem suas raízes no século 19, mas a maioria dos seus textos apareceu no século 20. Existencialistas preferem responder a essa pergunta com outra pergunta, “o que significa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS Filosofia Aplicada ao Serviço Social
  • Atps de filosofia aplicada ao serviço social
  • Filosofia aplicada ao serviço social
  • Filosofia aplicada ao serviço social
  • Filosofia aplicada ao serviço social
  • Filosofia aplicada ao serviço social
  • Filosofia aplicada ao serviço social
  • FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!