Filosofia Africanaa C Pia

2344 palavras 10 páginas
Filosofia africana

Um dos mais básicos motivos de discussão giram em torno da aplicação do termo "africano": o conteúdo de sua filosofia ou a identidade dos filósofos. Na primeira visão, conta como filosofia africana aquela que envolve temas africanos (tais como percepções distintamente africanas, personalidade etc.) ou utiliza métodos que são distintamente africanos.
No último ponto de vista, a filosofia africana é qualquer filosofia praticada por africanos ou pessoas de origem africana, ou outros envolvidos no campo de filosofia africano .

Correntes da filosofia africana

Etnofilosofia
Com base numa quantidade mais ou menos fiável de informação relativa às tradições, rituais, sistema de crença, mitos e linguagem africanas, as investigações recentes tem tentado construir uma visão do mundo.
Alguns concentram a sua atenção em aspectos individuais desta visão do mundo. O conceito do homem, a moralidade, a vida depois do homem, o Deus.
O termo etnofilosofia tem sido usado para designar as crenças encontradas nas culturas africanas. Tal abordagem trata a filosofia africana como consistindo em um conjunto de crenças, valores e pressupostos que estão implícitos na linguagem, práticas e crenças da cultura africana e como tal, é visto como um item de propriedade comum. Um dos defensores desta proposta é Placide Tempels, que argumenta em filosofia bantu que a metafísica do povo Bantu são reflectidas em suas linguagens. Segundo essa visão, a filosofia africana pode ser melhor compreendido como surgindo a partir dos pressupostos fundamentais sobre a realidade reflectida nas línguas da África.
Os críticos dessa abordagem argumentam que o verdadeiro trabalho filosófico está sendo feito pelos filósofos académicos, e que palavras de uma mesma cultura podem ser seleccionados e organizados de muitas maneiras, a fim de produzir sistemas de pensamentos muitas vezes contraditórios.
A sagacidade filosófica é uma espécie de visão individualista da etnofilosofia, que é o registo

Relacionados