Filosofia - Ética e Moral

Páginas: 9 (2036 palavras) Publicado: 17 de junho de 2013
Ética e Moral

Ética vem do grego "éthos" e moral, do latim "mos".
Tanto "ethos" quanto "mos" significam a mesma coisa: hábito, costume.
Quando os filósofos gregos quiseram cunhar um nome para a parte da filosofia que se ocupa com as ações cotidianas do indivíduo, criaram a expressão "ethiké epistéme", que significava "ciência dos costumes" ou, como ficou conhecida, "ciência ética", ousimplesmente "ética".
Já quando os filósofos romanos, que eram atentos leitores dos gregos, quiseram traduzir para o latim a expressão "ethiké epistéme", tentaram encontrar um equivalente em sua língua e cunharam "scientia moralis", que significava "ciência dos costumes" ou, como ficou conhecida, "ciência moral", ou simplesmente "moral".
Assim, qualquer diferença que se possa encontrar entre"ética" e "moral" não advém do significado original dos dois termos, pois estes, em sua origem, eram apenas a tradução um do outro.
Ética e Moral são termos que não raras vezes se confundem. Para diferenciar ética e moral, é importante evidenciar o significado.
A moral define o que é certo ou errado, justo ou injusto, licito ou ilícito, permitido ou proibido. Determina ações e atitudes que devem seradotadas pelas pessoas. Mas quem valida tais determinações e quais são os parâmetros utilizados para dar credibilidade aos deveres morais? A resposta poderia ser fácil; as coletividades. No entanto cada coletividade comunga de ideais diferentes, o que faz varias morais coexistir no interior das coletividades.
No terreno da moral estão as noções de justiça, ação, intenção, responsabilidade,respeito, limites, dever e punição. A moral tem tudo a ver com a questão do exercício do direito de um até os limites que não violem os direitos do outro.
A moral é uma teoria da convivência justa com os outros. Não tem a ver com o que quero para mim, e sim com o respeito que devo aos outros. Não tem a ver com os meus fins, e sim com os limites que todos temos que respeitar, quaisquer que sejam osfins que estejamos perseguindo. A moral responde à seguinte questão: Quais são as condições de uma convivência pacífica, respeitosa e solidária com os demais seres humanos? Ou, o que é o mesmo: Uma vez que todos somos livres e iguais e todos temos direito a perseguir nossos fins éticos, mas sem prejudicar-nos ou causarmos danos uns aos outros, quais são os atos que devo obrigatoriamente praticar eque devo obrigatoriamente evitar? Quais são os deveres dos homens uns em relação aos outros, quaisquer que sejam seus projetos éticos? Nesse caso, o homem de negócios pode querer riquezas, mas não pode consegui-las à custa de apropriação indevida dos bens dos outros. O filantropo pode querer fazer o bem a outrem, mas não pode fazê-lo à custa de eliminar a liberdade do outro de escolher o que émelhor para si. O artista pode querer dedicar-se somente à beleza, mas não pode simplesmente não contribuir para o sustento da prole que tenha ajudado a gerar. O sacerdote pode querer dedicar-se a Deus, mas não pode fazê-lo de forma tal a desprezar ou perseguir os homens que partilham de outras crenças ou que não aderem a crença alguma. Isso é assim porque há, ao lado dos fins éticos, que variam depessoa para pessoa, deveres morais, que se impõem a todos indistintamente.
Ética significa modo de ser, a forma como a pessoa organiza sua própria vida na sociedade. Trata-se do processo por meio do qual a pessoa transforma em normas praticas, os valores que vão surgindo dentro de uma cultura num determinado histórico.
No terreno da ética estão as noções de felicidade, de caráter e de virtudes. Asdecisões de qual propósito dá sentido à minha vida, que tipo de pessoa eu sou e quero vir a ser e qual a melhor maneira de confrontar situações de medo, de excassez, de solidão, de arrependimento etc. são todas decisões éticas.
A ética é uma teoria da vida boa para mim. Como assim? É uma teoria que procura responder: De todas as coisas possíveis de serem feitas, vivenciadas e realizadas na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceitos ética na filosofia e moral
  • Filosofia etica e moral
  • trabalho de filosofia etica e moral
  • Trabalho filosofia
  • FILOSOFIA ÉTICA (ESTUDOS DA MORAL)
  • ética da filosofia moral
  • Apostila de Ética ou Filosofia moral
  • Filosofia etica e moral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!