Filosofavoa

1119 palavras 5 páginas
SÓCRATES (470 a 399 a.C.) nasceu em Atenas e é considerado o fundador da filosofia ocidental. Sua existência é contestada, pois nunca deixou um texto escrito. A única fonte de sua existência esta nos diálogos de Platão e Xenofonte, seus discípulos.
Sócrates ensinava seus discípulos através de perguntas, conhecido como método socrático “Conhece-te a ti mesmo”.
O método socrático consiste em uma prática, que utilizando um discurso caracterizado pela maiêutica, isso é induzir uma pessoa por seu próprio raciocínio, chegar a uma conclusão.
Sócrates acreditava na imortalidade da alma. Não concordava com as idéias dos sofistas, pois estes aplicavam uma retórica, induziam ao conhecimento, enquanto Sócrates fazia as pessoas descobrirem sozinhas através da maiêutica. E Sócrates defendia a idéia de que a virtude nascia junto com cada pessoa, e não podia ser aprendida.
Sócrates acreditava que “agir mal é não saber”, que atos errados eram conseqüência da própria ignorância. “Só sei que nada sei” dizia isso porque sabia que sua sabedoria era limitada.
A morte de Sócrates foi caracterizada pelo estado grego por ele ir contra o estado, contra a religião do estado e por corromper a juventude. Ele poderia ter escapado de sua morte, mas preferiu morrer por sua virtude.
SOFISTAS eram grandes educadores do Séc. V a.C, que realizavam discursos, para atrair estudantes. Os sofistas cobravam para transmitir o conhecimento. Utilizavam da retórica e da oratória em seus discursos, através de longas argumentações. Acreditavam que poderiam transmitir a virtude e assim melhorar os seus discípulos.
Protágoras, famoso sofista disse: “o homem é a medida de todas as coisas”, ou seja, eles acreditavam que cada homem era a medida de tudo que acontecia.
A principal doutrina dos sofistas, consistia numa visão relativa do mundo, diferente de Sócrates, que tinha uma visão universal.
Os sofistas são considerados os primeiros advogados, porque cobravam de seus clientes para praticar a defesa devido

Relacionados