filosofarcommi

522 palavras 3 páginas
Globalização: o mundo conectado
Falar da Globalização é falar de um processo que torna o mundo uma “Aldeia Global”; todos nós, hoje, temos acesso a informação em todo o mundo, temos amigos em todo o mundo; cada vez mais ouvimos falar de produtos vindos do Japão, de marcas que têm visibilidade mundial e são usadas por todos, de redes de contacto, de ligações internacionais; a verdade é que, apesar das fronteiras entre os países, cada vez mais o mundo é uma aldeia global.
Este processo está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e económicas de forma rápida e eficiente, tudo isto graças a uma evolução permanente das várias áreas e vertentes em que o Homem opera.
Para muitas pessoas, a globalização só trouxe efeitos positivos desde: melhorar a comunicação entre os Países, promover uma maior abertura dos Mercados, permitir a livre circulação, a oportunidade de trocas culturais diversas, a proximidade criada entre as pessoas em qualquer parte do mundo à “distância de um clique”.
Mas, convém que todos conheçam e reconheçam, os efeitos positivos e negativos da Globalização para que consigam enquadrar e integrar uma opinião mais concreta em relação a um fenómeno que nasce na sociedade mundial e de que todos ouvimos falar.
De entre os efeitos positivos que a Globalização evidencia, falarei de dois que considero mais significativos. Primeiro, o efeito positivo que tem na evolução científica, a Globalização faz com que o conhecimento, as experiências e testes experimentais circulem em todo o mundo, isto explica os grandes avanços na Medicina, Genética e Física, por exemplo.
A Globalização aumento também o intercâmbio cultural entre as pessoas de diversos países do mundo, com a ajuda da poderosa ferramenta que é a Internet, contribuindo ainda para um interesse crescendo pela cultura, características e aspectos da vida de outros países.
Também pela negativa podemos

Relacionados