Filosofar Espontânio

287 palavras 2 páginas
“ O filósofo fala e por isso mesmo perturba a ordem do mundo" foi a citação escolhida de B.H. Lévy, é um exemplo de filosofar espontâneo por isso achamos bastante adequada tendo em conta que estivemos a falar sobre isto na aula de filosofia…
Filosofar espontâneo é um filosofar natural que simplesmente acontece, que procura um pouco de sentido na vida, de forma espontânea que maioria das vezes acaba sem resposta.
Como a própria citação diz o filósofo perturba a ordem do mundo…
O filósofo será aquele que tem a capacidade de ir para além do aparente, e de continuamente confrontar a realidade que o rodeia.
Isto tudo vai impor uma desordem no mundo, o inquestionável, agora tornou-se questão para tudo, e tudo o que parecia certo e exato acabou tornando-se mais confusão…
Todos nós somos filósofos, só que uns dedicam a sua vida a procura de respostas e outros simplesmente habituam-se a ideia de não as terem.
Inês:
“ Pensar é como andar a chuva, quando o vento cresce e parece que chove mais” este é mais um exemplo de filosofar espontâneo de Alberto Caeiro mais um dos heterónimos de Fernando Pessoa…
Esta citação corresponde exatamente ao filosofar, quanto mais pensamos e questionamos, mais perguntas nos veem a mente, e são com essas questões que o mundo avança e evolui.
É graças a essas perguntas que hoje somos o que somos, que a ciência, que a medicina, que a educação, que a justiça, que a vida é como é…
Todos nós temos as nossas perguntas, as nossas ideias, as nossas interpretações, as nossas ações, todos nós queremos entender o porque das coisas, e como na citação, quanto mais o vento cresce, parece que chove mais…

Relacionados