Filosofando

Páginas: 6 (1444 palavras) Publicado: 20 de maio de 2014
A experiência filosófica
Filósofo: aquele que pratica a filosofia, que se serve da razão para tentar pensar o mundo e sua própria vida, a fim de se aproximar da sabedoria ou da felicidade.

Pensar filosófico: não é superior nem inferior às outras formas de pensar, é apenas diferente, porque se propõe a “pensar nossos pensamentos e ações”.

Experiência filosófica: ato de criar conceitos apartir da reflexão sobre nossos pensamentos e ações. Dessa forma, os filósofos criam conceitos para delimitarem os problemas que os integram e buscam o sentido desses pensamentos e ações, para não aceitarem certezas e soluções fáceis demais.

Filosofia de vida: é o fato de darmos sentido às coisas, podendo produzir questões filosóficas, já que somos seres racionais e sensíveis.

Questõesfilosóficas: fazem parte do nosso dia-a-dia, como as perguntas que fazemos a nós mesmos para tomarmos decisões, utilizando nossos valores.

Os filósofos utilizam-se de conceitos e argumentos rigorosos, baseados na história da filosofia, para solucionar suas indagações filosóficas.

Alguns levam a filosofia como algo “inútil”, já que não serve para qualquer alteração imediata de ordem prática. Porém,ela é necessária. A filosofia busca outra dimensão da realidade além das necessidades imediatas nas quais o indivíduo encontra-se mergulhado, ou seja, ela permite a mudança do indivíduo através de uma reflexão dos pensamentos e ações que ele desencadeia e de uma superação das situações a ele apresentadas.

A filosofia pode ser considerada perigosa, pois tem a capacidade de desestabilizar o estadoatual das coisas, ao se confrontar com o poder. Assim, muitos ditadores ignoram e censuram os filósofos, pois sabem o perigo que eles lhe causam; ou forçam-nos a se colocarem ao seu lado.

Os pilares para a experiência filosófica, segundo Fernando Savater:
a) Informação: uma notícia de âmbito social que nos chama a atenção.
b) Conhecimento: conhecimentos que temos e utilizamos para tentarexplicar tal notícia, seja utilizando o senso crítico (baseado nas ciências, como biologia e sociologia) ou o senso comum (baseado em valores e crenças).
c) Sabedoria: decisões refletidas que visam buscar um caminho para o bem-viver. Consiste em analisar situações, tirar ensinamentos e decidir como agir.

Ao filósofo cabe estimular reflexões que cada um fará para decidir por si mesmo, não indicarcaminhos nem dar conselhos.

Filosofia: não possui uma verdade absoluta, como um conjunto de conhecimentos estabelecidos e inquestionáveis. Ela consiste na busca para explicar situações sociais, no questionamento que não tem como resposta algo concreto e teórico. Ela utiliza-se dos valores e da razão de cada um.

Só se aprende filosofia pensando. É importante que saibamos o que os grandesfilósofos pensaram, mas devemos exercer o nosso direito de refletir por nós próprios, de confirmar ou rejeitar ideias e conceitos, até os apresentados por esses filósofos.

Tradição filosófica: consiste em um processo, uma reflexão crítica e autônoma a respeito da realidade. Ela é útil no dia-a-dia e nas situações-limites, pois nos faz enxergar a vida de uma forma diferente.

Os pilares para areflexão filosófica, segundo Dermeval Saviani:
a) Radical: busca esclarecer os conceitos fundamentais usados em todos os campos do pensar e do agir.
b) Rigorosa: busca reais argumentos e utiliza uma linguagem rigorosa para evitar ambiguidades. Assim, precisa de conceitos claramente definidos. Nesse contexto, uma mesma palavra vai ter conotações diferentes para diversos filósofos.
c) De conjunto:busca examinar problemas relacionando diversos aspectos entre si. Utiliza o maior número possível de áreas de conhecimento para chegar a uma “conclusão”. Contempla muitas linhas de pensamento.

Sócrates não “dava aulas”, ele dialogava. Ao final, o interlocutor concluía não haver saída senão reconhecer a própria ignorância. A discussão tomava então outro rumo, na tentativa de explicitar melhor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • filosofando
  • fILOSOFANDO
  • Filosofando
  • Filosofando
  • Filosofando
  • Filosofando
  • filosofando
  • Filosofando

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!