Filosofando no CECE

1105 palavras 5 páginas
Filosofando no CECE

O livro didático abordado nesta resenha é o usado no 3º ano do ensino médio do sistema de ensino CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade). O material é produzido por professores da instituição, tendo como gráfica e editora a Edigraf, e disponibilizado para toda a rede, o nome do autor do material não é divulgado. A instituição adota o método trimestral, desse modo, o livro de Filosofia, assim como das demais disciplinas, é dividido em três volumes, um para cada trimestre respectivo.
Escolhi o material didático da CNEC devido à importância exercida por ele no meu contato com a Filosofia. Estudei em uma das escolas da rede, precisamente no CECE (Centro Educacional Cenecista de Esplanada), e no Ensino Médio comecei a conhecer a área e me interessar por ela.
É interessante retornar a origem da vontade de estudar Filosofia, além do retorno, a avaliação da qualidade dos textos que me motivaram possibilita a ampliação da perspectiva do sistema de ensino-aprendizagem de Filosofia, ampliar os horizontes dos futuros professores é importante para a boa formação dos mesmos.
Os volumes da obra são, basicamente, divididos de acordo com a história da Filosofia, apresentando em um a parte antiga, no outro a medieval e moderna, no último a contemporânea.
O primeiro trimestre aborda a Polis Grega, demonstrando porque a Filosofia surge neste espaço de questionamento do Mito. Heráclito de Éfeso, fragmentos 4, 8, 45, 53, 67, 85, e Parmênides de Eléia, fragmentos 6, 7, 8, são apresentados na área destinada aos pré-socráticos, posteriormente, é a vez dos sofistas, denominados na obra como “filósofos nômades”, o texto explica quem eles eram, assim como, o que faziam.
A parte final do primeiro volume trata da Filosofia socrática, platônica e aristotélica. De Sócrates recebe evidência a ironia, a maiêutica e sua constante busca pela verdade. Platão é dividido em quatro períodos correspondentes aos anos 396, 387, 366 e 361, de cada fase é feita uma

Relacionados

  • Confissão de um pastor
    169751 palavras | 680 páginas