Filosocia

Páginas: 33 (8183 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013







Introdução

Ética é a disciplina que trata do que é bom ou mau, do que é certo ou errado, do dever e do compromisso moral. Um grupo de princípios morais ou uma série de valores. É a exteriorização da conduta, é aquilo que fazemos porque acreditamos ser correto. Não porque os outros disseram, mas porque nossa interioridade nos dá essa certeza.
Ao estudar ética, estamosconcretamente interessados em compreender o núcleo da conduta humana. Não podemos confundir o objeto da ética a conduta do ser humano com os costumes de determinado povo. A Ética, não é um fenômeno cultural, mas é antes e essencialmente algo pessoal, profundamente enraizado no ser humano.
No caso específico do profissional de segurança do trabalho, a base de seu comportamento ético é o respeito à dignidadehumana, voltada a preservação e conservação da vida humana. Ainda no caso específico do profissional de Segurança do trabalho, estará agindo de forma eticamente correta: Quando estiver empenhado na obtenção do bem estar dos trabalhadores, seja individual ou coletivamente. Quando estiver aprimorando seus conhecimentos e práticas que resultem em bem estar. Quando estiver protegendo e zelando pelomeio ambiente. Quando tiver conhecimento técnico compatível ao tipo e natureza de riscos da empresa onde atua tecnicamente capacitado. O profissional de Segurança do trabalho é um prevencionista.




História da Ética

É a partir o século V a.C. que aparecem na Grécia, particularmente em Atenas, os primeiros problemas éticos. Com a vitória da democracia escravista e o surgimento deinstituições eletivas, começam a surgir os impasses relacionados à vida pública na polis (cidade). É nesse sentido que a Ética relaciona-se primordialmente com a Política, isto é, com o comportamento humano na vida em sociedade. Assim se entende melhor os pensamentos de Sócrates, Platão e seu discípulo Aristóteles, relacionados com a cidade-estado, uma comunidade democrática limitada por um espaçogeográfico. Algum tempo depois, a destruição da autonomia dessas cidades-estados, causada pela ascensão dos grandes impérios (macedônio e romano), levou os filósofos estoicos e epicuristas a não mais relacionar a Ética com a polis, mas sim com o cosmos (universo) fazendo-a, deste modo, não depender mais de uma determinada comunidade, caracterizada por sua organização social.
Com a passagem do mundoantigo para o mundo medieval, ocorrida no século IV, o cristianismo torna-se a religião oficial e o modelo escravista cede lugar ao regime de servidão. A fragmentação econômica e política eram as principais características deste mundo feudal, no qual a religião cristã começa a despontar como a única fonte de unidade social. Nesse contexto, a Ética aparece profundamente impregnada por um sentimentoreligioso. Surge, então, uma norma moral baseada na revelação de Deus, que acaba estabelecendo a Filosofia como serva da Teologia (philosophia ancilla theologiae). Sendo assim, não é de se estranhar que a ética, neste mundo medieval, seja compreendida como uma doutrina moral e a justiça, condicionada pelas formulações sacras do Direito Canônico, confundia-se com a piedade e a santidade. Para osprimeiros pensadores cristãos, como Agostinho de Hipona (354-430), o Direito Natural, que por razão do pecado original vinculou-se à corrupção, parece, muitas vezes, não se conformar com a vontade divina. Diante desta constatação, a Igreja se viu obrigada a refletir sobre a relação entre a lei divina e a lei do mundo concluindo daí a necessidade de restaurar o Direito Natural, que devia ser entendidocomo a imagem da lei divina na alma humana. A solução descoberta pelos eclesiásticos medievais culminou no Direito Canônico, no qual a lei humana, junto às necessidades e atividades jurídicas dos fiéis, estava subordinada à autoridade da Igreja, que tinha o dever de zelar por uma ordenação justa e santa da vida social.
Embora os primeiros problemas éticos do Ocidente tenham surgido com os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!