Filosoando

761 palavras 4 páginas
IJ Identifique no texto de Lipovetsky as caracterishcas negativas e as positivas do que ele denomina cultura da felicidade mercantil.

IJ Em que a posição de Llpovetsky se distingue das teorias de Marcuse e Foucault?
IJ Posicione-se a respeito da felicidade.

Leitura complementar Unidade 2

> Revendo o capítulo
D Dê as características da felicidade elencadas no

tópico 1 (O que significa ser feliz?) e desenvolva uma delas. Se for o caso, indique alguma que você considera importante e que não foi contemplada.

D Faça um fichamento destacando, em cada momento histórico, a visão predominante a respeito da rela- ção corpo-alma.

IJ Explique e dê um exemplo sobre a reação à dicoto- mia corpo-consciência representada pela corrente fenomenológica. ? Aplicando os conceitos
11 É adequada a introdução da disciplina Educação

Sexual no currículo do ensino fundamental e médio? Algumas pessoas argumentam que seriam favoráveis "desde que as informações sejam estritamente cientificas e restritas à biolo- gia". Qual é sua posição sobre essa orientação?
Justifique.

IJ "O homem é só um laço de relações, apenas as relações contam para o homem." Em que sentido a frase de Saint-Exupéry pode ser interpretada do ponto de vista da busca da felicidade?

11 "Os filósofos concebem as emoções que se com- batem entre si, em nós, como vicias em que os homens caem por erro próprio; é por isso que se habituaram a ridicularizá-los, de lo_r_á-Los ou, quando querem parecer mais morais, detestá-los
[. . .]. Tive todo o cuidado de não ridicularizar as ações dos homens, não as lamentar, não as detes- tar, mas adquirir delas verdadeiro conhecimento."
(Espinosa. Tratado político. São Paulo: Abril
Cultural, 1973. p. 313-314. Coleção Os Pensadores.)
A partir dessa citação, responda: Por que Espinosa inovou na compreensão do corpo e da alma ao cri- ticar aqueles que deploram as paixões humanas?

11 Atenda às

Relacionados

  • o Ecletismo da felicidade
    1057 palavras | 5 páginas