filosiologia vegetal

584 palavras 3 páginas
Fisiologia vegetal
De maneira simples, a fitofisiologia é o ramo da botânica que trata dos fenômenos vitais que ocorrem nas plantas, ou seja, como funcionam os vegetais. Mais especificamente, ela estuda os processos e funções do vegetal, bem como as respostas das plantas às variações do meio ambiente (solo, clima e outras espécies vegetais e animais). Entende-se por processo qualquer sequência natural e contínua de acontecimentos que possa ser observada nas plantas. Dentre eles pode-se citar: fotossíntese, respiração, absorção e condução de água e de nutrientes, translocação de fotoassimilados, germinação, floração, etc.
Aplicações da Fisiologia Vegetal- Além dos aspectos teóricos, que ajudam o homem a entender como as plantas nascem, crescem e se reproduzem, os estudos da Fisiologia Vegetal fornece conhecimentos que possibilitam um manejo mais adequado dos indivíduos e das populações vegetais cultivadas e nativas, como se acabou de discutir.
Apesar da fitofisiologia ter aplicações na ecologia, no paisagismo e jardinagem, na farmacologia e na fotoquímica, foi na agricultura (olericultura, fruticultura, silvicultura, floricultura, forragicultura, e agricultura propriamente dita) onde os conhecimentos oriundos desta ciência causaram maior impacto. Uma boa produção agrícola é consequência de um crescimento e desenvolvimento adequado, os quais dependem da operação equilibrada dos diversos processos e funções do vegetal. Examinando-se as altas produtividades observadas na chamada agricultura moderna verifica-se que isto se deve, basicamente, a utilização de cultivares mais produtivos (contribuição da Genética e do Melhoramento), ao uso de fertilizantes (contribuição da Fisiologia e da Ciência do Solo), ao uso de pesticidas (contribuição da Fitopatologia e da Entomologia), ao uso de irrigação e de máquinas agrícolas (contribuição da Engenharia Agrícola, da Ciência do Solo e da Ecofisiologia), ao uso de técnicas de propagação vegetativa (contribuição da

Relacionados