FILOSIOFIA E CIENCIA

1746 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE
CENTRO DE ESTUDO SOCIAIS APLICADO – CESA
DISCIPLINA: FILOSOFIA E CIENCIA
PROFESSOR: ALDO CAMURÇA
ALUNO: ANTONIO OBERDAN NOGUEIRA GOMES

CIÊNCIA E FILOSOFIA.

Genericamente, ciência e filosofia poderiam ser definida como o conhecimento racional, sistemático dos fatos e fenômenos do mundo. Tem como objetivo atingir conhecimentos precisos, abrangentes e coerentes, para, assim, poder exercer controle sobre a natureza.

Tanto o mito como a ciência, são tentativas de explicar o surgimento do mundo e das coisas que nele existem. Contudo a ciência tem métodos próprios para essa explicação. Apesar da aparente inutilidade da filosofia em relação á ciência, coube a filosofia analisar os fundamentos da ciência. quando o cientista levanta questões em determinadas situações, na verdade ele já está se utilizando da filosofia. Á filosofia, cabe a observação minuciosa de cada ciência que foi fragmentada especificamente à filosofia da ciência que cabe promover uma reflexão critica sobre os conhecimentos científicos, utilizando-se, para isso, de questões como o estudo da investigação cientifica, a natureza das teoria teorias cientificas, etc. A filosofia não tem uma respostas definitiva, não dita os passos que a ciência deve ou não tomar, mas fica de lado das ciências, auxiliando na busca de melhora de vida para cada um.

CIENCIA MODERNA

Na antiguidade, na idade média, e na idade moderna, a metafisica girava em torno do ser enquanto ser. era uma tentativa de responder a questões que se referiam a existência da realidade, ou referentes á essência daquilo que existe. Século XXVIII, com as obras de Hume e Kant, a filosofia deixa de ser realiza e torna-se idealista. Inicio do século XX, a filosofia é separada da ciência. Para muitos pensadores a psicologia tomaria o lugar da teoria do pensamento e da logica. É desse período que as ciências exatas, naturais e humanas se constituíram e se consolidaram;

Relacionados