Filogosia

311 palavras 2 páginas
Questão 1: Qual renda você considera ter maior variação: a de uma amostra aleatória simples de 1.000 adultos selecionados da população geral ou a de uma amostra aleatória simples de 1.000 professores de Matemática? Por quê?
A variação maior, ocorre em 1.000 adultos, pois, engloba toda uma população, ficando assim mais difícil de extrair uma media, conforme o livro aborda: quanto maior for a variação dos dados, menor é a representatividade da média.
Questão 2: Foi realizada uma pesquisa com um grupo de homens, considerando a variação da altura e do peso deles. Os dados resultaram na tabela abaixo. Altura
Peso
Média: 173,58 cm
Média: 78,27 kg
Desvio padrão: 7,67 cm
Desvio padrão: 11,94 kg

Cv= s/x
Altura
Cv= 7,67/173,58x100 = 4,41%
Peso
Cv= 11,94/78,27x100= 15,12%

Conclui-se que os resultados apresentam uma diferença superior a 10% o que não é uma grande diferença, e conforme o autor do livro:
Quanto mais próximo de 0 for o desvio padrão, menor a dispersão do conjunto de dados.
Concluindo assim que o coeficiente de variação fornece a variação dos dados obtidos em relação à média. Quanto menor for o seu valor, mais homogêneos serão os dados. O coeficiente de variação é considerado baixo (apontando um conjunto de dados bem homogêneos) quando for menor ou igual a 25%. O fato de o coeficiente de variação ser dado em valor relativo nos permite comparar séries de valores que apresentam unidades de medida distintas.
Obs.: É necessário apresentar o desenvolvimento.Como os dados da altura e do peso estão apresentados com unidades de medida diferentes, não é possível fazer a comparação por meio do desvio padrão. Nesse caso, precisamos utilizar o coeficiente de variação. Assim, calcule o coeficiente de variação de cada uma das medidas estudadas e interprete os resultados, considerando as seguintes questões: os valores encontrados apresentam muita diferença? O que é possível concluir?

Relacionados