filofofia geral do direito

826 palavras 4 páginas
Texto “Para quê Filosofia?”

Texto 1 – Para quê Filosofia?

- Matrix: No filme matrix, Neo e todos os outros seres humanos vivem em um mundo imaginário e de ilusões, mas que acreditam que seja real. Tudo devido ao poder da matrix, que controla a inteligência humana para dominar o mundo, criando uma falsa realidade. É, em resumo, uma inteligência artificial que destrói seu próprio criador, a inteligência humana.

- Sócrates: era considerado o “patrono da filosofia” porque jamais se contentou com as opiniões já estabelecidas com os preconceitos da sociedade e com as crenças que nunca eram questionadas.

- Neo x Sócrates: Neo e Sócrates se assemelham porque ambos desconfiam das aparências e são instigados a procurar a verdadeira realidade.

- Mito da Caverna: Desde o nascimento, alguns seres humanos viveram numa caverna acorrentados e sem poder se mexer, e nunca puderam ver o mundo exterior. Só viam sombras de si mesmos, por isso acreditavam que aquilo era a realidade. Mas um prisioneiro decidiu fugir, então começou a ver o mundo verdadeiro, e voltou para contar aos outros, que não acreditaram e o mataram.

- Crenças: São coisas ou idéias em que acreditamos sem questionar que aceitamos porque são óbvias e evidentes. Ex: perguntamos as horas porque acreditamos que o tempo existe.

- Erro x Mentira: Acreditamos que o erro e a mentira são falsidades, mas são diferentes porque somente na mentira há a decisão de falsear.

-> No entanto, também acreditamos que quando alguém nos avisa que está mentindo, a mentira é aceitável, o que envolve o caráter e a moral da pessoa.

-> Acreditamos, portanto, que as pessoas – porque possuem vontade – podem ser morais ou imorais.

- Objetividade: É ter uma atitude imparcial que percebe e compreende as coisas como elas são verdadeiramente.

- Subjetividade: É uma atitude parcial, pessoal e influenciada pelos sentimentos.

- Desejo de saber: É quando passamos de atitude

Relacionados

  • Tese Rodrigo Vidal Do Nascimento
    44949 palavras | 180 páginas
  • BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS COMO GEST ORAS DO CONHECIMENTO EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR : PROPOSTA DE DIRETRIZES
    48998 palavras | 196 páginas
  • Bibliotecas universitárias como gestoras do conhecimento em instituições federais de ensino superior: proposta de diretrizes
    48226 palavras | 193 páginas