filo

Páginas: 21 (5144 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
palavra filosofia é de origem grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem à palavra sophos, sábio.

Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Assima filosofia indica um estado de espírito da pessoa que ama, isto é, daquela que deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.

Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim a filosofia indica um estado de espírito da pessoa que ama, isto é, daquela que deseja oconhecimento, o estima, o procura e o respeita.

Pitágoras de Samos teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos. “Quem quiser ser filósofo necessitara infantilizar-se, transformar-se em menino”
palavra filosofia é de origem grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, quesignifica amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem à palavra sophos, sábio.


Durante as Idades Antiga e Medieval, a filosofia compreendia praticamente todas as áreas de investigação teórica. Em seu escopo figuravam desde disciplinas altamente abstratas – em que se estudavam o "ser enquanto ser" e os princípios gerais do raciocínio – até pesquisas sobrefenômenos mais específicos – como a queda dos corpos e a classificação dos seres vivos. Especialmente a partir do século XVII, vários ramos do conhecimento começam a se desvencilhar da filosofia e a se constituir em ciências independentes com técnicas e métodos próprios (priorizando, sobretudo, a observação e a experimentação).3 Apesar disso, a filosofia atual ainda pode ser vista como umadisciplina que trata de questões gerais e abstratas que sejam relevantes para a fundamentação das demais ciências particulares ou demais atividades culturais. A princípio, tais questões não poderiam ser convenientemente tratadas por métodos científicos.4

Por razões de conveniência e especialização, os problemas filosóficos são agrupados em subáreas temáticas: entre elas as mais tradicionais são ametafísica, a epistemologia, a lógica, a ética, a estética e a filosofia política.

Índice [esconder]
1 História e evolução
2 Definição de filosofia
2.1 Etimologia
2.2 Conceito de filosofia
3 Métodos da filosofia
4 Disciplinas filosóficas
5 Cronologia
6 Evolução histórica
6.1 Pensamento mítico e pensamento filosófico
6.2 Filosofia antiga
6.2.1 Babilônia
6.2.2 Grécia Antiga
6.2.3 ImpérioRomano
6.3 África
6.4 Filosofia oriental
6.4.1 China
6.4.2 Índia
6.5 Filosofia medieval
6.5.1 Europa
6.5.2 Oriente Médio
6.6 Filosofia do Renascimento
6.7 Filosofia moderna
6.8 Filosofia do século XIX
6.9 Filosofia do século XX
6.10 Movimentos filosóficos da atualidade
6.10.1 Filosofia clínica
7 Ver também
8 Referências
9 Bibliografia sugerida
10 Ligações externas
História eevolução[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: História da filosofia
A filosofia ocidental surgiu na Grécia antiga no século VI a.C. A partir de então, uma sucessão de pensadores originais – como Tales, Xenófanes, Pitágoras, Heráclito e Protágoras – empenhou-se em responder, racionalmente, questões acerca da realidade última das coisas, das origens e características do verdadeiroconhecimento, da objetividade dos valores morais, da existência e natureza dos deuses. Muitas das questões levantadas por esses antigos pensadores são ainda temas importantes da filosofia contemporânea.5 Durante as Idades Antiga e Medieval, a filosofia compreendia praticamente todas as áreas de investigação teórica. Em seu escopo figuravam desde disciplinas altamente abstratas – em que se estudavam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filo
  • filo
  • filos
  • Filos
  • Filo
  • filo
  • filos
  • filo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!