filo

Páginas: 2 (430 palavras) Publicado: 15 de março de 2014
BIOGRAFIA DE LUIS VAZ CAMÕES

Vida

Herói nacional, o maior e mais admirado poeta português, Camões foi contudo ignorado e incompreendido pelos seus contemporâneos. Teve de morrer na misériapara lhe ser concedido o valor justo e merecido “ O poeta, símbolo de Portugal”. Em 1624, Manuel Severim de Faria, cónego da Sé de Évora, traçou o retrato escrito do poeta:
“ Luís Vaz de Camões era demédia estatura, grosso e cheio no rosto e algum tanto carregado de fronte, tinha o nariz cumprido, levantado no meio e grosso na ponta, afeiava-o grandemente a falta do olho direito. Sendo mancebo, teveo cabelo tão loiro que atirava a açafroado e ainda que não fosse gracioso na aparência, era na conversação muito fácil, alegre e dizidor, como se vê em seus motes e esparsas, posto que já sobre aidade deu algum tanto em melancólico”.
Descendente de uma família galega, ignora-se o lugar onde nasceu. É provável que tenha estudado em Coimbra, tendo vindo cerca de 1542 para Lisboa onde frequentoua Corte de D. João III. Entre 1549 e 1551 esteve em Ceuta onde perdeu um dos olhos. Em 1552 embarca para a Índia onde passa um período conturbado e em 1567 vai para Moçambique, onde vive de esmolas,revendo Os Lusiadas, que é publicado quando regressa a Lisboa. Em 1580 morre numa casa da Calçada de Santana, sendo enterrado em campa rasa numa igreja próxima.
Em 1579 ou 1580 Luís Vaz de Camõesmorre, sendo o seu funeral pago por um nobre, D. Gonçalves Coutinho, que mandou colocar sobre a sua sepultura a seguinte transcrição: “Aqui jaz Luís de Camões, príncipe dos poetas do seu tempo. Viveupobre e miseravelmente e assim morreu”.




Obra

Além de OS Lusíadas, só cerca de quatro poemas foram publicados em vida, sendo a sua lírica recolhida a partir de vários manuscritos e foramconsiderados cerca de 600 poemas como de sua autoria.Escreveu também o Auto dos Anfitriões,o Auto de Filodemo(1587) e o Auto d’El-rei Seleuco(1645).
A obra OS Lusíadas é considerada a epopeia portuguesa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filo
  • filo
  • filos
  • Filos
  • Filo
  • filos
  • filo
  • filo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!